Pinda passa a multar pessoas que abandonam animais

Após flagrantes de negligência, administração municipal passa a registrar boletins de ocorrência; cães e gatos são deixados na porta do Cepatas

Câmera de segurança flagra abandonos de animais em Pinda; responsáveis devem responder pelo crime (Foto: Reprodução PMP)

Da Redação
Pindamonhangaba

Na tentativa de inibir o abandono de animais, a Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, nesta semana, que registrará boletins de ocorrência contra pessoas que abandonarem animais no Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais).

A medida ocorre após Câmeras do CSI (Centro de Segurança Integrada) flagrarem pessoas indo de carro até o Cepatas e deixando animais na portaria do prédio. De acordo com a Prefeitura, três cães e sete filhotes foram abandonados. Além do B.O., o Município abriu processo administrativo contra pessoas flagradas pelas câmeras.

A ação está baseada na lei municipal nº 6.524, de 24 de março de 2022, que prevê, entre outras penalidades, a multa de 10 UFMP (Unidade Fiscal do Município de Pindamonhangaba) em caso de maus-tratos, como o abandono. O índice corresponde a R$ 1,1 mil.

“Temos um procedimento rigoroso para adoção de animais, porque queremos proprietários responsáveis, que cuidem dos animais. As pessoas precisam entender que os cães e gatos são animais que precisam de cuidados e dedicação por parte dos proprietários e de toda família. Além disso, é importante que as pessoas saibam que abandono de animais é crime, passível de punição com prisão. Todo material que tivermos ligado a abandono de animais, vamos levar ao conhecimento da polícia e realizar os procedimentos administrativos necessários”, destacou o diretor do departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?