Pinda lança ação inédita de combate à obesidade infantil

Programa da Prefeitura conta com psicólogos e nutricionistas; iniciativa atende até quarenta crianças

Obesidade infantil preocupa após estudos da área; Prefeitura implanta ação inédita (Foto: Reprodução)
Obesidade infantil preocupa após estudos da área; Prefeitura implanta ação inédita (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Seguindo a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou que lançará um projeto de combate à obesidade infantil. A ação, iniciada a partir deste mês, oferecerá atividades esportivas e acompanhamento médico para quarenta crianças do município.

Com inscrições abertas desde o último dia 25, o programa busca evitar que crianças de 8 a 12 anos tenham a saúde afetada pelo sobrepeso, que pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos e doenças como asma, diabetes, hipertensão, distúrbios do sono e colesterol alto.

De acordo com um levantamento da OMS, atualmente o mundo possui cerca de 124 milhões de crianças acima do peso ideal.

Um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apontou que uma em cada três crianças brasileiras se enquadra nesta situação.

Para auxiliar os moradores de Pindamonhangaba com idades entre 8 e 12 anos a vencerem o “fantasma da balança”, a secretaria de Esportes e Lazer oferecerá, a partir desta segunda-feira, aulas de condicionamento físico e diversas atividades esportivas.

As crianças também contarão com o apoio de psicólogos e nutricionistas voluntários.

Os treinamentos serão realizados no Centro Esportivo João do Pulo, localizado no bairro São Benedito, e terão duas turmas, sendo uma no período da manhã e outra à tarde. “Além de ficarem saudáveis, as crianças ganharão mais autoestima. Este é um projeto inédito em nossa cidade, e esperamos que ele possa melhorar muito a qualidade de vida destes jovens. Os importantes diferenciais serão a orientação psicológica e a nutricional que darão suporte para o sucesso desta ação”, explicou a gestora de Esportes, Priscila Mateus Rocha.

Os interessados em participarem devem apresentar na sede da Prefeitura o encaminhamento médico, duas fotos 3×4, cópia do RG (Registro Geral) e da certidão de nascimento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?