Pindamonhangaba inaugura Albergue Municipal com presença de deputados

Nova unidade tem capacidade para atendimento de vinte pessoas; local conta ainda com área pet

Prefeito Isael Domingues e o vice Piorino acompanham ato de inauguração do albergue com a participação dos deputados (Fotos: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Com foco em atendimento à população em situação de rua, a Assistência Social de Pindamonhangaba inaugurou, na última segunda-feira (27), o primeiro albergue municipal. O equipamento social tem capacidade de atender até vinte pessoas. O evento contou com a participação dos deputados federal, Marcio Alvino (PL), e estadual André do Prado (PL).

Embora tenha sido inaugurado estrategicamente na estação mais fria do ano, o albergue atenderá pessoas em situação de rua continuamente. No local, elas contarão com alimentação, cama, área banho, além de espaço pet (área com casinhas para cachorro e também ração para os animais). Os atendidos receberão também kits higiene com escova, pasta de dente e sabonete. O indivíduo em vulnerabilidade poderá ser atendido por até seis meses, período que a pasta estima ser necessário para reinserção na sociedade, principalmente no vínculo familiar.
“Estamos cumprindo a nossa a missão com humanização. Estamos tirando das ruas pessoas que estão expostas a todos os tipos de violência. (…) A ideia é dar conforto, sem frio ou chuva, com banho e café. Estamos dando dignidade para as pessoas”, enfatizou o prefeito Isael Domingues (PL).

O albergue conta com equipe técnica com assistentes sociais, psicólogos, apoio administrativo, guardas, controladores de acesso 24 horas e também ajudantes de serviços gerais. Além do investimento municipal, o albergue possui custeio de R$ 600 mil enviados pelo deputado federal. O parlamentar afirmou ainda que enviará, em breve, um transporte adaptado para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Pindamonhangaba.

Para a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, o equipamento é essencial para que o acolhimento seja feito adequadamente para homens e mulheres. Além do albergue, Pinda dispõe de uma parceria com o SOS com a disponibilidade de 15 vagas para moradores de rua.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?