Pinda firma convênio com Governo do Estado para castração de cães e gatos

Mais de mil animais devem passar por cirurgia em até um ano; Estado lança programa “Pet São Paulo”

Cachorro dorme em calçada no Centro de Pinda; Prefeitura assina convênio para castrações de animais (Foto: Arquivo Atos)
Cachorro dorme em calçada no Centro de Pinda; Prefeitura assina convênio para castrações de animais (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Pindamonhangaba

Para conter o aumento no número de cães e gatos abandonados em Pindamonhangaba, a Prefeitura contratou no último dia 26 uma empresa que será responsável por realizar 1,4 mil castrações. A medida ocorreu uma semana após o governador Márcio França (PSB) lançar o programa “Pet São Paulo”, que incentiva os municípios adotarem ações e políticas públicas em defesa dos animais domésticos.

Além do prefeito Isael Domingues (PR) e da primeira-dama, Cláudia Domingues, a cerimônia de assinatura do contrato contou com a presença do vereador Antônio Alves, o Toninho da Farmácia (PSDB) e de representantes de diversas entidades de proteção aos animais.

Apesar de não divulgar o nome da empresa e o valor da contratação, a Prefeitura informou que o convênio, que tem duração de um ano, priorizará a castração de animais de famílias de baixa renda, inscritas em programas assistenciais.

De acordo com o diretor do departamento de Riscos e Proteção aos Agravos à Saúde, Rafael Lamana, a empresa vencedora do processo licitatório conta com uma unidade móvel, conhecida como Castramóvel. Com ela, a equipe de castração terá mais agilidade para se deslocar pelo município.

O prefeito Isael Domingues (PR) ressaltou a importância do oferecimento gratuito dos procedimentos cirúrgicos aos animais domésticos de Pindamonhangaba. “Para nós, é uma grande vitória a assinatura deste contrato, pois há tempo lutávamos para viabilizar este serviço, que é apenas o início de um trabalho mais intenso pela causa animal. Nos próximos meses concluiremos, junto ao CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), as datas de início do projeto de mutirões”.

Estado – O governo de Márcio França lançou no último dia 18 o programa “Pet São Paulo”. De acordo o governador Márcio França, o projeto incentivará as prefeituras paulistas realizarem feiras de adoção e campanhas educativas sobre guarda responsável de cães e gatos.
O programa prevê ainda apoio financeiro para que os municípios realizem ações de castração nos animais.

Para coordenar os trabalhos com as prefeituras, o Estado criou a subsecretaria de Defesa dos Animais, vinculada à Casa Militar do Estado.
“Daqui para frente teremos uma secretaria, um telefone, veículos, polícia. Tudo o que tem na Defesa Civil vai ter na defesa animal. Quem sabe São Paulo não orienta todo o Brasil a fazer igual pela vida dos animais, especialmente esses que vivem com a gente e acabam tendo tanta afinidade e são como da família”, ressaltou o governador.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?