Pinda espera concluir implantação de vídeo-monitoramento até o fim do semestre

Município investe no reforço após registrar aumento da violência em 2016; ampliação de verba é de cerca de R$ 1,8 milhões

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Em trabalho para reduzir os índices de criminalidade em Pindamonhangaba, a Prefeitura anunciou na última quinta-feira que a primeira etapa da implantação do sistema de vídeo-monitoramento de câmeras de segurança deverá ser concluída em até seis meses. A iniciativa contará com um investimento municipal de aproximadamente R$ 1,8 milhões e abrangerá diversos pontos da cidade.

Comparado com 2015, Pinda registrou no ano passado um aumento no número de homicídios dolosos, latrocínios e roubos. O levantamento da secretaria de Segurança Pública do Estado apontou que no ano retrasado foram contabilizados 28 homicídios, um latrocínio e 673 roubos. Já em 2016, os números cresceram para 29 assassinatos, cinco latrocínios e 696 roubos.

Buscando evitar que os índices criminais continuem crescendo, o secretário de Segurança José Sodário revelou que após a empresa Hoje Tecnologia da Informação vencer o processo licitatório, que garantiu um contrato de serviço por três anos, foi iniciado na última semana um estudo para definir os locais onde serão instaladas as câmeras e a central de vídeo-monitoramento. “Com o apoio da Polícia Militar, estamos verificando quais locais apresentam uma maior incidência de crimes, para que eles passem a contar com uma das 16 câmeras que serão instaladas nesta primeira etapa. Já em relação a sede da central de controle, estamos analisando diversos prédios. Até o momento o deck, no Centro, é o local que mais vem nos agradando”, revelou o secretário.

Sodário ressaltou ainda a importância da iniciativa e as expectativas de melhora no setor de Segurança. “O sistema de vídeo-monitoramento será um grande aliado para o trabalho da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Nossa expectativa é que além de identificar os criminosos, as câmeras ajudem a inibir possíveis ações. Em diversos municípios, a implantação dessa ferramenta obteve ótimos resultados. Nossa meta é sempre buscar alternativas que possam garantir uma melhor segurança à população”.

O processo para a contratação da empresa responsável pela implantação do sistema de vídeo-monitoramento foi iniciado pela antiga gestão municipal.

Durante uma entrevista em setembro do ano passado, o até então secretário de Administração, Edson Macedo, revelou que a expectativa era de que a instalação dos equipamentos ocorressem até o final de outubro, o que acabou não ocorrendo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?