Pinda entrega dois prédios para atendimento de Saúde

Posto de saúde no Castolira e Nasf em Moreira César visam descentralizar o fluxo de pessoas e humanizar a assistência aos pacientes

A ESF do Castolira quepassou por ampla reforma; Pinda tem novos espaços para atendimento a saúde (Foto: Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

A secretaria de Saúde de Pindamonhangaba entregou, na última semana, mais dois equipamentos de assistência médica para os moradores do Castolira e Moreira César. O objetivo é de humanizar o tratamento e possibilitar que os moradores tenham o auxílio de saúde necessário próximo às suas casas.

A ESF (Estratégia Saúde da Família) do Castolira foi entregue após o processo de reforma do local. O espaço foi remodelado, deixando de ser feito com garrafas pets, além do corredor que alargado (era de 85cm de largura, o que impossibilitava a passagem de cadeiras de rodas). O posto de saúde foi ampliado e conta com sala de espera, farmácia, sala de vacina, consultórios para médicos e duas áreas adequadas para o atendimento de dentistas.

A secretária de Saúde, Valéria dos Santos, afirmou ainda que um espaço acolhedor e preparado para o trabalho é necessário para que os profissionais se mantenham motivados. Ela completou dizendo que “a equipe é boa” e o processo de humanização e acolhimento dos pacientes já foi iniciado. Cerca de 4,5 mil pessoas recebem atendimentos mensalmente nesta unidade.

Ainda nesta semana, entrou em funcionamento o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para atender a região do distrito de Moreira César. O núcleo conta com profissionais multidisciplinares como fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e fonoaudiólogo para integrar o programa Saúde da Família já existente. No local, a população poderá retirar as medicações necessárias sem ter que se deslocarem até a farmácia municipal, localizada no centro da cidade.

De acordo com a Prefeitura, no prédio do Nasf anteriormente funcionava uma escola municipal. Após as adequações o espaço de aproximadamente 370m² foi preparado para receber as equipes de fisioterapia e farmácia.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?