Pinda e Ubatuba focam em investimento no sistema médico remoto durante a pandemia

Ações tentam tirar dúvidas sobre a Covid-19, sem necessidade de circulação de pessoas

Médico faz atendimento online, em sistema de teleconferência durante à pandemia do novo coronavírus (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
RMVale

Para evitar a interrupção de assistência de saúde ao longo da quarentena, as prefeituras de Pindamonhangaba e Ubatuba tem realizado atendimento remoto através de ligações telefônicas e aplicativo de mensagem para os pacientes. Em Pindamonhangaba, a telemedicina foi implementada, ainda no último mês, para atender pessoas com consultas especializadas agendadas previamente. Os médicos fazem contato com os pacientes através do número de telefone informado no cadastro na ficha médica. Durante a consulta, o profissional pode fazer relatórios e atestados, além de prescrever receitas.

O procedimento é feito a partir do CEM (Centro de Especialidades Médicas) – que teve o atendimento presencial suspenso devido ao coronavírus – local em que permanecem os prontuários. As unidades de saúde dos bairros também estão autorizadas para que os médicos realizem a teleconsulta. Também há a possibilidade de o morador entrar em contato com especialista através de videochamada pelo WhatsApp. O secretário adjunto de Administração, Danilo Velloso, afirmou que essa é uma medida que tem como objetivo estreitar o relacionamento com o morador que faz o isolamento. “Hoje, na (secretaria) Saúde de Pindamonhangaba, os médicos podem ligar com agendamento prévio para o munícipe perguntando, sondando e levantando informações a respeito da saúde. O munícipe que teria que se deslocar até o posto de saúde ou Centro de Especialidades, ele pode fazer via telefone. Então, isso já está em vigor há algumas semanas e agora implementamos a videoconferência”.

Ubatuba iniciou o atendimento remoto recentemente através do WhatsApp para pessoa que tenham dúvidas sobre a Covid-19. Para que os questionamentos sejam esclarecidos, basta enviar “olá” para o número (12) 3834-2300, além de indicar nome e bairro em que reside, enfermeiros responderão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A intenção é fazer com que o canal seja uma linha de combate às fake-news, que são disseminadas pela internet.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?