Pinda é premiada pelo Estado por zerar casos de HIV em bebês

Município está há vinte anos sem registros de transmissão do vírus de mães para recém-nascidos; cidade registra ainda queda de casos de sífilis congênita

Pinda realizar campanha Fique Sabendo para exames de HIV e Sífilis; cidade foi eleita modelo pelo trabalho preventivo (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba foi premiada pelo Governo do Estado devido aos resultados obtidos pelo seu programa de prevenção à transmissão de sífilis e do vírus HIV de mães para bebês. Além do trabalho preventivo, a cidade foi eleita modelo estadual em ações de acolhimento e tratamento de pacientes com IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Com sua cerimônia realizada em São Paulo no último dia 13, a sexta edição do Prêmio Luiza Matida Transmissão Vertical HIV/Sífilis reuniu representantes de secretarias de Saúde de 288 municípios paulistas. Na ocasião, Pinda foi uma das vencedoras da principal categoria da premiação, concedida às cidades com mais de cem mil habitantes que estão há cinco anos sem registrar casos de HIV em bebês.

A comissão técnica estadual constatou a eficiência das ações adotadas pelo Município para evitar que mães soropositivas transmitam o HIV aos filhos, situação que pode ocorrer durante a gestação, parto ou amamentação. Além de campanhas de conscientização, outros procedimentos preventivos realizados na cidade foram a realização de testes de identificação do vírus e monitoramento e orientação a gestantes soropositivas.

Representada no evento pela secretária de Saúde, Silvia Mendes, e pela coordenadora do programa IST/AIDS, Suely Alves, Pinda recebeu também um prêmio devido as ações que resultaram na queda de casos de transmissão de sífilis congênita (de mães para bebês), como a realização de testes rápidos de identificação da doença em gestantes e tratamento no período de gestação. “Os casos de sífilis congênita estão caindo a cada ano, sendo que em 2023 tivemos apenas três registros, número bem inferior à média de anos anteriores, que era de oito a dez casos. É oportuno destacar que Pinda foi premiada, no fim do ano passado, pelo Ministério da Saúde pelo fato de estar há vinte anos sem casos de transmissão de HIV de mães para bebês”, destacou a secretária de Saúde.

O prefeito Isael Domingues (PL), que é médico, enalteceu o trabalho desenvolvido pela secretaria de Saúde que levou à conquista dos prêmios estaduais. “Parabenizo e agradeço a toda nossa equipe, que tem trabalhado com dedicação e comprometimento nesta causa tão importante. Agradeço a todos os servidores da Saúde, em especial à equipe da Infectologia. Da mesma forma, também gostaria de elogiar a nossa Santa Casa e sua equipe, que são muito parceiros e envolvidos nessas importantes causas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *