Pinda discute impactos no comércio junto ao Ministério Público

Em mais uma reunião, comerciantes, MP e Executivo abordaram possíveis saídas para minimizar os impactos da crise

Reunião com representantes do comércio e MP de Pinda; pauta sobre o impacto financeiro da pandemia (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Com mais de seiscentos casos confirmados e vinte mortos, Pindamonhangaba debate o impacto do novo coronavírus no comércio da cidade. Antes de ser internado na Santa Casa para tratar da doença, o prefeito Isael Domingues (PL) recebeu solicitações e propostas do setor e representantes do Ministério Público.

A discussão buscou viabilizar o diálogo entre representares dos setores comercial, academias, escolas particulares, clubes, barbearias e salões de beleza.

Durante o encontro no auditório da Prefeitura, o Comitê de Enfretamento ao Coronavírus expôs as atividades que têm realizado para a contenção da doença, que atingiu 623 pessoas até esta quinta-feira. Para o promotor Jaime do Nascimento Júnior, as ações de mecanismo devem preservar o cumprimento das normas estabelecidas pelo Plano São Paulo. “Tenho atuado sempre buscando um entendimento, conversando com a secretaria de Saúde, mantendo uma aproximação com o Executivo, ouvindo e tentando entender a nossa realidade, bem como buscando o cumprimento da lei e errar o menos possível”, destacou Nascimento.

Clubes do município, que juntos acumulam 15 mil associados, solicitaram ponderações acerca de atividades físicas em áreas abertas no interior dos espaços de lazer. Recentemente, a Acip (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) e Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Pindamonhangaba), Sindicato Rural e Associação de Contabilistas iniciaram uma petição para expansão dos horários de atendimento para estabelecimentos que não se enquadram no quesito essencial com o objetivo de espaçar a circulação de clientes, mas não houve sucesso. Os salões de beleza e barbearias permanecem sem previsão de reabertura após a decisão judicial que impediu as atividades.

Os pedidos serão avaliados antes da publicação de um novo decreto municipal. Nesta sexta-feira, o governador João Doria (PSDB) deve anunciar as novas avaliações sobre a flexibilização de atividades no estado. Atualmente, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) está na fase laranja do Plano São Paulo, que determina os limites de liberação para serviços e retomada da economia.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?