Pinda cria Frente Parlamentar para a reativação da EFCJ

“Bondinho” é o principal meio de transportes dos moradores da zona rural

Estação da estrada de ferro, que liga as cidades de Pinda e Campos de Jordão; Prefeitura tem ação para retorno da linha (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Os vereadores de Pindamonhangaba promoveram a primeira reunião para a reativação da EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão). A ação tenta retomar o trabalho na linha, que liga o município a Campos, um ano após o roubo de fiações que inviabilizou o funcionamento do sistema.

De acordo com a Câmara, a Frente Parlamentar Municipal busca unir esforços para retomar, de maneira efetiva as atividades. Neste primeiro momento, um cronograma com etapas do processo de reativação foi apresentado.

O meio de transporte, essencial para os moradores do bairro rural Cerâmica, foi paralisado ainda em maio do ano passado, após roubo de seiscentos metros de cabos, postes e trilhos. Como meio de solução emergencial, na época, a Prefeitura chegou a anunciar uma van para fazer o trajeto entre a Estação Pindamonhangaba, no Centro, e os bairros com paradas próximas aos locais onde o serviço ferroviário passava.

Ainda em agosto de 2021, em visita à Pindamonhangaba, o governador Rodrigo Garcia (DEM) ressaltou a expectativa que o atendimento fosse assumido pela iniciativa privada. Em outubro do último ano, a secretaria estadual de Projetos, Orçamentos e Gestão do Governo do Estado conduzia um projeto de aprofundamento de estudos sobre a concessão do sistema turístico ferroviário. As autoridades estaduais relataram que havia três interessados a entregar as pesquisas até novembro de 2021, mas até o momento o serviço não foi reabilitado.

O objetivo é evitar novos danos ao patrimônio. Uma ronda motorizada para a vigilância e segurança foi contratada, além da instalação de sistema de alarme com aviso sonoro de rompimento da alimentação elétrica.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?