Pinda cancela liberação para eventos abertos de Carnaval

Pressão sobre definição da Prefeitura aumentou após disparo de casos de Covid e síndromes gripais em janeiro

Um dos dias do Carnaval de rua de Pindamonhangaba; cidade cancela evento (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Com a elevação dos casos de infecção pelo novo coronavírus, a pressão para o cancelamento das festividades carnavalescas em Pindamonhangaba levou a decisão de suspender as atividades referentes ao Carnaval 2022. Em nota publicada na manhã desta sexta-feira (21), o Município destacou que somente nos vinte primeiros dias de janeiro foram contabilizados 2.668 novos casos e cinco óbitos contra 180 novos casos e quatro mortes durante todo o mês de dezembro.

População e vereadores tencionaram pelo cancelamento da programação, seguindo decisões tomadas em outras cidades da região, como Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Caraguatatuba, Ubatuba e São Luiz do Paraítinga.

A solicitação foi endossada pelo vereador Herivelto Vela (PT). No último sábado (15), o parlamentar pediu para que a cidade oficializasse sobre o cancelamento. “Não é o momento de se ter Carnaval. Vai acontecer, sim, um colapso na saúde. (…) Não queremos que o Vale do Paraíba seja referência negativa no quesito Carnaval)”, afirmou em vídeo divulgado que possui mais de seiscentos compartilhamentos nas redes sociais.

Em respostam o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou medidas sobre os eventos para controlar a disseminação de novos casos de contaminação pelo novo coronavírus.

Uma nota oficial frisou que o Município “recomenda a não realização de atividades sociais que gerem concentração de pessoas como grandes festas, baladas e shows com público em pé, ou que seja realizada dentro das normas definidas pelo Governo do Estado, que permite lotação de até 70% da capacidade do espaço. As autorizações de interdição de via e espaços públicos emitidas pelo Deptran, para a realização de festas e eventos de Carnaval, estão suspensas conforme solicitação do Comitê de Enfrentamento”.

Mesmo com o anúncio, a Prefeitura manteve para esse ano, em versão virtual, a realização do tradicional Festival de Marchinhas e garantiu que “nunca foi prevista programação de eventos carnavalescos para 2022, não realizando contato e contratações de blocos carnavalescos e atrações musicais”.

Referência – Fortalecido após a trágica inundação em São Luís do Paraitinga, em 2010, o Carnaval de Pindamonhangaba passou a trazer os blocos luisenses como atrações para as festividades de rua. Nos últimos anos, se tornou um dos mais importantes da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Em 2020, a estimativa de público foi de oitenta mil pessoas entre os cinco dias de programação. Blocos tradicionais da época como Juca Teles e Barbosa arrastaram, em 2018, 25 mil e 40 mil foliões, respectivamente.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?