Pinda avança em construção de rede de esgoto na periferia

Três bairros serão beneficiados com parceria entre Município e Sabesp

Obra no bairro Bonsucesso, que faz parte de acordo entre Prefeitura e Sabesp; trabalho tenta ampliar sistema de saneamento básico na cidade  (Foto: Da Assessoria)
Obra no bairro Bonsucesso, que faz parte de acordo entre Prefeitura e Sabesp; trabalho tenta ampliar sistema de saneamento básico na cidade (Foto: Da Assessoria)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Obrigadas a lidar diariamente com os transtornos causados pela falta de saneamento básico, seiscentas famílias de Pindamonhangaba nunca estiveram tão perto de verem o problema ser solucionado. Uma parceria entre a Prefeitura e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) trabalha na conclusão da primeira fase da construção de uma rede coletora de esgoto que atenderá três bairros.

Em junho, a Prefeitura anunciou que após um acordo, a Sabesp comprometeu-se a investir R$ 3,2 milhões para a construção da rede coletora que levará saneamento básico aos bairros Bonsucesso, Queiroz e Kanegae. Em contrapartida, o Município ficou responsável pelo fornecimento da mão de obra.

O trabalho busca atender uma antiga reivindicação das mais de seiscentas famílias que moram na região, obrigadas a buscarem alternativas, como a utilização de fossas para despejarem o esgoto doméstico.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços, José Antônio Rodrigues, já foram concluídos trezentos metros lineares de galerias. Na primeira fase, o sistema terá uma estação elevatória de esgoto e uma de tratamento. Ele explicou que a melhoria é uma obra complexa. “Este serviço é tecnicamente difícil porque serão duas redes. Enquanto uma será ligada ao esgoto do Piracuama, que conta com quatro metros de profundidade, a outra, será superficial para receber o esgoto do local. O Município trabalha também no assentamento das tubulações, abertura de valas e reconstituição da pavimentação”.

O secretário ressaltou a importância da obra para as dezenas de famílias dos três bairros beneficiados. “Os moradores desta região terão uma melhora em sua qualidade de vida, principalmente em relação à saúde. O meio ambiente também será beneficiado, já que os córregos que cortam essa região não terão mais esgoto despejado”.

De acordo com o cronograma da obra, a expectativa é que a primeira fase seja concluída até o fim de novembro. Já o prazo para a conclusão de toda a obra não foi divulgado, já que devido às questões burocráticas que deverão ser efetuadas durante o serviço, não é possível estabelecer um prazo.

O Jornal Atos tentou contato com a Sabesp, mas até o fechamento desta edição nenhum responsável foi localizado para comentar o andamento da construção da rede de esgoto que levará saneamento básico ao Bonsucesso, Queiroz e Kanegae.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?