Pinda avança em construção de pista oficial de atletismo no João do Pulo

Melhoria conta com investimento de R$ 5,8 milhões; expectativa é de que obra seja concluída no fim do primeiro trimestre do ano que vem

Nova pista de atletismo João do Pulo; espaço vai garantir a realização de treinamentos e competições oficias (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

Um dos maiores investimentos no setor esportivo da história de Pindamonhangaba, a construção da nova pista de atletismo do tradicional Centro Esportivo João do Pulo avançou de fase nesta semana. Orçada em R$ 5,8 milhões, a obra garantirá que o espaço de treinamentos e competições atenda ao padrão da Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Em nota divulgada na última quarta-feira (23), a Prefeitura informou que a equipe da empresa Playpiso Pisos Esportivos Ltda deu o pontapé inicial da nova etapa da obra, que consiste na preparação da sub-base da pista através da implantação de BGS (Brita Graduada Simples), material formado por uma mistura de produtos de britagem de rocha. Após esta fase, a terceirizada iniciará a colocação de base de asfalto para a posterior aplicação do piso esportivo, assim concluindo o trabalho de estruturação da pista. Na sequência, será implantada a base de borracha natural, conhecida como Tartan, material certificado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Segundo a secretaria de Esportes e Lazer de Pinda, a pista, que terá 6.934,17m², contará com medidas oficiais, oito raias de quatrocentos metros e receberá certificação da Associação Internacional de Federações de Atletismo, o que a possibilitará receber competições oficiais, como a Copa do Mundo de Atletismo, e diversas modalidades olímpicas, como corrida, salto, lançamento e arremesso de peso.

Com sua construção iniciada em maio, o aparelho público possui previsão de conclusão para o fim de março do ano que vem. “Essa pista com certificação internacional é muito simbólica para todos nós porque é o nosso principal equipamento esportivo e carrega o nome do nosso maior atleta, o João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. Não se trata apenas de estrutura, mas também de compromisso com a memória e com a grandiosidade do nosso atleta”, ressaltou o prefeito Isael Domingues (PL).

O chefe do Executivo explicou ainda outras ações que serão realizadas no Centro Esportivo João do Pulo. “Além da pista de Tartan, as melhorias incluem a instalação de equipamentos como gaiolas para arremesso de disco, caixas de areia para salto, dispositivos de apoio para salto com vara e espaço para arremesso de peso, sendo todos eles homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo. O contrato também prevê instalações de novos alambrados e canaletas para captação de água, contribuindo para a segurança e o conforto dos usuários”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *