Pinda aposta no turismo e projeta novo mirante gastronômico

Proposta para novo atrativo turístico é apresentado à Câmara; espaço de 3,5 mil m², conta com estrutura para alavancar o setor e geração de empregos

Projeto do mirante gastronômico em Pinda; cidade aposta em turismo para alavancar economia (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Na proposta de avançar no turismo regional, Pindamonhangaba apresentou à Câmara, na última semana, um projeto para impactar a entrada oficial do município: um Mirante Gastronômico, próximo ao Distrito Industrial.

O projeto desenvolvido pela secretaria de Planejamento promete um novo conceito de entretenimento com foco no desenvolvimento econômico, cultural e turístico. A previsão é seja implantado entre uma das principais vias da cidade, a avenida Nossa do Bom Sucesso e o Distrito Industrial, próximo à rodovia Presidente Dutra.

“O desenvolvimento da cidade pede uma entrada diferenciada para quem chega em Pinda. O conceito do projeto do Portal de entrada está pautado em três pilares, partindo de uma base com o vazado superior que transcende à natureza. A cor platina traz a referência aos princípios da modernidade, humanização e tecnologia. A implantação do deck de madeira teve o intuito de dar o início a esse novo conceito de entretenimento, que agora será coroado com o Mirante Gastronômico”, justificou a responsável pela idealização, a secretária Marcela Franco.

A expectativa é que o mirante seja construído em dois pavimentos, com área total de 3,5 mil m², ao lado dos atrativos já existentes no local, o Deck de Madeira e o Portal no acesso à cidade. Uma concorrência deve ser aberta para determina a empresa, que ficará responsável pela execução das obras, assim como a exploração comercial por um período definido.

O cronograma conta ainda com instalação de praça de alimentação com oito quiosques, banheiros e na parte superior o mirante com bancos, iluminação, rede de internet sem fio, sistema de segurança e projeto paisagístico.

Mapa do Turismo Brasileiro – Pindamonhangaba está entre as cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) que passaram a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São José dos Campos e São Bento do Sapucaí foram incluídas no sistema, que consiste em nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para ações de infraestrutura e também ofertar cursos de qualificação profissional.

De acordo com o Governo Federal, o Mapa do Turismo reúne cidades com real vocação turística ou impactadas pelo setor de viagens. “Esse foi mais um degrau vencido, dentro do nosso objetivo de desenvolver e fortalecer o turismo em Pindamonhangaba. Agora, estamos na expectativa da aprovação do MIT (Município de Interesse Turístico) que vai valorizar ainda mais as ações realizadas tanto pelo poder público quanto pelos nossos parceiros, empresários do setor”, enfatizou o secretário adjunto de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, Ricardo Flores.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?