Pinda amplia atendimento à saúde mental com o novo Caps Infantil

Com o nome “Mães de Azul”, unidade terapêutica deve funcionar como rede de apoio

Placa descerrada durante inauguração do Caps Infantil em Pinda (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

As crianças e adolescentes que precisam de atendimento especializado em Pindamonhangaba contam desde a última semana com um novo local para o serviço após a inauguração do Caps Infantil (Centro de Atendimento Psicossocial) que compõe a rede de atenção à saúde mental.

O evento, que batizou o espaço de “Mães de Azul”, teve a participação do prefeito Isael Domingues (PL) e dos vereadores Magrão (PL), Professor Oswaldo (PL) e Gislene Cardoso (DEM), além da secretária de Saúde, Valéria dos Santos e da secretária adjunta de Saúde, Mariana Prado Freire.

Durante a inauguração, o prefeito relatou o quanto tem se empenhado para que a saúde mental seja vista como prioridade. Isael lembrou que somente a placa do Caps Infantil havia sido inaugurada na gestão anterior, em 2012. “Temos aí registrado um desserviço à população. É tangível falar (em uma dívida de) R$ 1 milhão (pelo não cumprimento do projeto), mas é intangível falar em quantas crianças deveriam ter tido atenção psicossocial”, enfatizou.

A unidade tem o objetivo de viabilizar atendimento à população com o acompanhamento clínico e a reinserção social de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes. O autor da emenda parlamentar de R$218 mil, Professor Oswaldo, afirmou que ações como essas “são essenciais para quem precisa desse trabalho”. Ainda não há previsão de quantas crianças serão atendidas pelo Caps Infantil, pois será por livre demanda.

Entre os profissionais especializados da unidade estão psicólogos, assistentes sociais e médicos. O novo Caps Infantil fica na avenida Albuquerque Lins, nº 245, no Centro.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?