Pinda amplia acesso à Carteira da Pessoa Idosa

Documento dá direito à passagem de graça ou desconto de 50% no bilhete do transporte público

Idosos no transporte público; Pinda amplia acesso à Carteira da Pessoa Idosa (Foto: Bruna Silva)

Da Redação
Pindamonhangaba

A secretaria de Assistência Social e do Departamento de Proteção Social Básica de Pindamonhangaba está ampliando o acesso à Carteira da Pessoa Idosa. O documento garante benefícios como descontos no transporte público.

O Estatuto do Idoso garante a pessoas com mais de sessenta anos uma carteira, que dá direito a viajar de graça em rotas interestaduais ou ter 50% de desconto no preço da passagem. A Carteira da Pessoa Idosa é emitida para quem tem renda de até 2 salários mínimos.

Para usufruir deste direito é preciso se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). De acordo com o site do Governo Federal, caso a pessoa idosa não tenha inscrição no Cadastro Único é necessário procurar o Cras (Centro de Referência da Assistência Social).

Em Pinda, é possível emitir o documento diretamente com os entrevistadores sociais durante o atendimento do Cadastro Único. Além disso, os idosos que tenham facilidade em usar a internet podem acessar o documento pelo site carteiraidoso.cidadania.gov.br com instruções para garantir o benefício.

O Posto de Atendimento do CadÚnico de Pinda fica na avenida Albuquerque Lins, nº 550, no São Benedito. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O telefone para contato é (12) 3550-5350.

As vantagens da Carteira da Pessoa Idosa são, além de garantir o direito de viajar pelo país com economia e segurança, reforça a autonomia e a cidadania dos idosos, que podem conhecer novos lugares, visitar familiares e amigos, participar de atividades culturais e sociais, entre outras oportunidades.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?