Pinda adia início de funcionamento de radares para agosto
Equipamentos estavam previstos para iniciar em meados de julho; Secretaria de Segurança Pública acompanha a demanda
Bruna Silva
Pindamonhangaba
Com foco em garantir mais segurança ao trânsito municipal, Pindamonhangaba adiou para agosto o início da fiscalização eletrônica. Anteriormente, a cidade havia anunciado o começo da operação para sexta-feira, dia 15.
De acordo com o departamento de Trânsito, os equipamentos seguem em fase de testes e esperam a conclusão do processo com a certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Com a finalização do período de teste, começará a fiscalização eletrônica e os entrarão, finalmente, em atividade. O Município destacou que fará uma ampla divulgação com faixas nos locais e em todos veículos de comunicação, além dos canais oficiais de informação da Prefeitura.
Segundo dados divulgados pela Prefeitura, atualmente a cidade conta com mais de cem mil veículos que circulam em mais de 1,7 mil ruas e avenidas, com mais de sessenta quilômetros de ciclovia ou ciclofaixas. A secretaria de Segurança Pública apontou que com a elevação da urbanização, várias áreas apresentam conflitos. “Dessa forma, para preservar vidas, o município avalia a necessidade de implantar radares para disciplinar a velocidade em espaços de maior incidência de acidentes”, justificou o responsável pela pasta, Fabrício Pereira.
Os levantamentos que definem a velocidade de cada ponto já foram finalizados, e os locais estão sinalizados conforme a velocidade permitida, de acordo com as normas técnicas de mobilidade urbana. Entre os locais que receberão a fiscalização eletrônica estão o Anel Viário, rua Alcides Ramos Nogueira, próximo ao Shopping, Avenida do Zito em Moreira César e rua Suíça, no bairro Carangola.