Pesquisa Jornal Atos/ASN traz Piorino líder em Pinda

Torino e Vela têm empate técnico e petista a maior rejeição; levantamento ouviu quinhentos eleitores

Da Redação
Pindamonhangaba

Um trabalho realizado em parceria entre o instituto ASN Pesquisa de Opinião Pública e o Jornal Atos trouxe nesta segunda-feira (2) novos números da corrida eleitoral de Pindamonhangaba pelo cargo de prefeito. Atual vice de Isael Domingues (PL), Ricardo Piorino (PL) lidera a disputa, seguido de Paulo Sérgio Torino (PSD), Herivelto Vela (PT) e Giovanni Nicoletti (Novo).

Registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob nº SP – 02910/2024, a nova “fotografia” do cenário eleitoral do município foi realizada entre os dias 29 e 31 de agosto e ouviu quinhentas pessoas. A margem de erro é de 4,4 pontos para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%.

Os questionamentos foram feitos em pesquisa estimulada, espontânea e rejeição.

No primeiro quesito, a maior diferente entre os candidatos. Nome escolhido pelo grupo que tenta a sucessão, Piorino manteve a liderança apontada em pesquisa também da ASN e do Jornal Atos, divulgada em julho, quando apareceu com 28,8% das intenções de voto. Desta vez, o governista atinge o índice de 32,6% dos entrevistados, 11,4% a mais que o segundo colocado, Torino.

Na pesquisa espontânea, quando não há apresentação dos nomes e imagens dos candidatos aos eleitores ouvidos, uma leve confusão com o nome do candidato do PL. 9,4% dos entrevistados citaram “Ricardo” enquanto 4,2% “Piorino”, ou seja, os dois grupos estariam abordando o mesmo candidato: Ricardo Piorino. Por isso, a pesquisa apresenta duas citações ao governista.

Já na rejeição, Vela tem o maior índice, com 33,8% dos entrevistados respondendo que não votariam no petista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *