Pesquisa em Pinda tem vantagem confortável de Piorino
Vela e Torino fazem contas após levantamento da Real Time Bigdata/ TV Record apontar 11 pontos de diferença a favor de governista
Da Redação
Pindamonhangaba
A semana da corrida eleitoral em Pindamonhangaba foi marcada pela pesquisa do Instituto Real Time Big Data/ TV Record, divulgada na última terça-feira (10). O levantamento traz vantagem para o candidato governista Ricardo Piorino (PL), atual vice-prefeito e escolhido “a dedo” pelo perfeito Isael Domingues (PL) no projeto de sucessão.
Realizado entre os dias 7 e 9 de setembro, o trabalho que tenta trazer uma amostragem das intenções de voto para a Prefeitura foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 03760/2024 e ouviu oitocentos eleitores. A margem de erro é de três pontos para mais e para menos e o nível de confiança é de 95%.
O levantamento estimulado tem vantagem de 11 pontos de Piorino para o segundo colocado, Herivelto Vela (PT) e 12 pontos para Paulo Sergio Torino (PSD). Vela e Torino aparecem em empate técnico (confira detalhes da pesquisa estimulada no gráfico).
Na pesquisa espontânea, o índice de pessoas que estiveram entre o “não sabe” ou “não respondeu” foi o destaque, com 61%. Já os números de eleitores que optaram por “nulo e branco” é de 13%. Mesmo patamar atingindo por Piorino, mais citado com 13%. Na sequencia aparecem Vela com 6%, Torino com 4%, Isael Domingues (o prefeito, que está em seu segundo mandato não é candidato, mas acabou citado) com 1% e outros candidatos com 2%.
Já na rejeição, que na pesquisa do Instituto Real Time Big Data/ TV Record é pautada dentro de “votabilidade (o nome do candidato é analisado em quatro âmbitos: “votaria com certeza”, “poderia votar”, “não votaria” e “não conhece suficiente para opinar”), Vela tem o maior percentual. O petista aparece com 48% de apontamentos de eleitores que “não votariam” no candidato. Em seguida, Torino tem 41%, Giovanni Nicoletti (Novo) 33% e Piorino tem 28%. O sistema de análise tem como em cada candidato, de forma unitária, o que possibilita valores que reunidos ultrapassariam os 100%.