Isael Domingues inicia reforma com “secretariado técnico” em Pinda

Prefeito eleito ainda busca nomes para secretaria de Planejamento e futura pasta de Segurança

Cercado pelos novos secretários, Isael Domingues fala da perspectiva para nova gestão em Pinda; discurso de abertura administrativa (Foto: Rafaela Lourenço)
Cercado pelos novos secretários, Isael Domingues fala da perspectiva para nova gestão em Pinda; discurso de abertura administrativa (Foto: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Francisco Assis
Pindamonhangaba

A apresentação do secretariado de Isael Domingues (PR) para o mandato 2017-2020 em Pindamonhangaba foi marcada pela promessa de maior diálogo entre as pastas e o atendimento à população. Com alterações na composição, o novo governo inicia a gestão no próximo dia 1º com missões nada simples, como a busca por soluções de problemas na saúde, segurança e a falta de recursos, após o anúncio de redução no orçamento para 2017.

Entre as alterações para o novo governo, a extinção da secretaria de Relações Institucionais e a criação da pasta de Segurança Pública, que ainda não conta com secretário definido. O setor fazia parte da secretaria de Planejamento, que também não teve o nome do responsável anunciado até o fechamento desta matéria.

Os nomes apresentados para as pastas foram Fabrício Augusto Pereira (Administração); Josué Bondioli Júnior (Obras e Serviços); João Carlos Muniz (Finanças); Marcelo Martuscelli (Desenvolvimento Econômico); Everton Chinaqui (Esporte e Lazer); Anderson Plínio Alves (Assuntos Jurídicos); Dr. Marcos Vinicius Faria, “Nico” (Habitação); Nilson Luiz de Paula Santos (Subprefeitura de Moreira César); Jucélia Batista (Fundação Dr. João Romeiro, responsável pelo jornal ‘Tribuna do Norte’); Fabiano Vanone (Gabinete); Júlio César Augusto do Valle (Educação e Cultura) e Valéria Santos (Saúde e Assistência Social). A nova secretária assumirá uma das pastas mais problemáticas para a cidade. Pindamonhangaba não foge à regra de municípios com dificuldades para fazer o atendimento na rede municipal.

“Ela tem 22 anos de atividades na DRS, tem uma boa conversa com o Estado, sabe como se busca recursos e ocupou cargo de diretoria na regional, então isso será um facilitador”, comemorou o prefeito, eleito em outubro com 34.589 votos.

Outro nome de destaque é o “homem forte” do governo, o vice-prefeito Ricardo Piorino, que assumirá a secretaria de Governo e Integração. Com discurso mais pesado, Piorino frisou a “herança” que Isael receberá do atual governo. “Essa é só mais uma das bombas que vamos receber”, exaltou, ao comentar a previsão de queda no orçamento em quase 5% para 2017.

O índice de 4,99% foi destacado na Lei das Diretrizes Orçamentárias, aprovada na Câmara. Com a redução do orçamento atual de R$456,5 milhões para os R$ 433,7 milhões previstos para o próximo ano, as secretarias que mais devem sentir a baixa são de Desenvolvimento Econômico e Habitação.
“Será um ano difícil. Teremos até que tomar medidas, talvez antipopulares. Existem contratos para ser analisados e contas que devem ser pagas. Precisamos saber como estamos com relação à arrecadação e aos recursos, ter ferramentas para fazer a máquina funcionar, buscar também um sistema mais junto, mais humano nos tributos, e assim esse equilíbrio nos gastos”, comentou Domingues, que lembrou que com a queda no orçamento, há a necessidade de ampliar o percentual de investimento. “Quanto o orçamento cai, por exemplo, os 30% que se investiria na Saúde, passam a ter um peso maior. Por isso temos que estudar bem e manter uma reserva. Quero em quatro anos, entregar a prefeitura com uma saúde orçamentária”, projetou.

O prefeito destacou ainda a sistemática para a escolha dos secretários, o que, segundo ele, seguiria uma ordem de buscar um caráter mais técnico para a administração. “Buscamos pessoas com capacidades técnicas, que tivessem envolvimento com a máquina pública, alguns deles até servidores. Assim será também com a escolha de diretores também, em busca de eficiência e economia. Com relação ao critério político, esse foi o último que usamos, pois acreditamos numa gestão mais técnica”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?