Depois de críticas e memes, Pinda decide remodelar nova estátua de João do Pulo

Monumento substituiu obra metálica dividiu opiniões dos moradores acerca da estética

Primeira e segunda estátua em homenagem a João do Pulo, em Pinda; troca de monumento gera polêmica (Fotos: Reproduções PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Uma nova estátua que homenageia João do Pulo, em um dos principais acessos de Pindamonhangaba virou alvo de uma das principais polêmicas na cidade. Entregue na última quinta-feira (26), a escultura substituiu a estrutura metálica, que faz referência ao multicampeão do atletismo e recebeu críticas com rejeição ao acabamento da obra. Nesta sexta-feira (27), o novo monumento já foi desinstalado.

A estátua em homenagem a João Carlos de Oliveira, o João do Pulo foi colocada após cerca de três meses da antiga estrutura, “o homem de lata”, ser retirada. A obra do artista plástico Irineu Migliorini, dividiu opiniões dos moradores da cidade.

A instalação foi feita durante a madrugada. Por volta das 7h era possível ver o novo monumento, de 14 metros, na rotatória que carrega o nome do atleta, que interliga a cidade, às vizinhas Roseira e Tremembé, além do acesso à rodovia Presidente Dutra.

A obra levou quatro meses para ser finalizada, sem custos aos cofres públicos. O novo monumento se trata de uma doação à cidade e retrata o salto que imortalizou a carreira, durante os Jogos Panamericanos da Cidade do México, em 1975, quando João do Pulo atingiu a marca de 17,89 metros, aos 21 anos, quebrando os recordes mundial e olímpico.

Mesmo entregue, a obra ainda não foi finalizada e deve receber outras ações, como construção de base, paisagismo e jardinagem. Mas isso tudo terá que esperar, já que a estética desagradou uma parcela da população, que usou as redes sociais para questionar e criticar. A nova estátua virou meme na internet “uso de imagem em foto, vídeo, além de áudios, que geram um momento hilário nas redes sociais).

Quem elogiou a nova estátua, destacou que o monumento foi aprovado pela família do João do Pulo.

Após a série de críticas na internet, ainda na noite de quinta-feira, o prefeito Isael Domingues (PL) gravou um vídeo afirmando que “o erro” deve ser reparado diante do acompanhamento do vice-prefeito, Ricardo Piorino (PSL). “Eu confesso a vocês que ele ficou abaixo da minha expectativa também. Mas, com humildade e devido carinho, vamos chegar ao melhor resultado possível”, declarou.

A estátua, retirada no início da tarde desta sexta-feira, deve ser remodelada. Ainda não há uma nova data para a entrega.

Ídolo – Nascido em 1954, em Pinda, João do Pulo, como ficou mundialmente conhecido João Carlos de Oliveira, um dos principais campeões da histório do esporte nacional.

Atleta, especializado em saltos, foi recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão panamericano no triplo e no salto em distância. Se aposentou após um acidente automobilístico, que o tirou uma das penas. Se tornou político, eleito deputado estadual em dois mandatos. João do Pulo faleceu em 1999, em São Paulo e está sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?