Contra a dengue, Pinda notifica mais de mil imóveis por falta de limpeza

Análise de Densidade Larvária do município está em 4,1, o que indica risco de epidemia; proprietários têm sete dias para efetuar a limpeza

Terreno Baldio em Pinda com acúmulo de lixo; cidade realiza trabalho de combate a dengue (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Com o período chuvoso e calor intenso, a Prefeitura de Pindamonhangaba intensificou as fiscalizações em terrenos. Somente nestes primeiros meses de 2022, mais de mil imóveis foram notificados por falta de limpeza. O dado acende o alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como a dengue.

A fiscalização de limpeza de terrenos é feita pelo setor de Posturas do Município. Somente no ano passado, foram mais de 2,2 mil notificações de limpeza de terreno, apontadas pela população através do 1DOC. No último mês, foram 1.050 denúncias. Elas serão encaminhadas pelos Correios aos endereços cadastrados pelos moradores. Após o recebimento, o proprietário terá sete dias para efetuar a limpeza e enviar, via 1DOC, as fotos para que seja dada baixa na notificação.

“Estamos recebendo um volume de reclamação muito grande. Em alguns terrenos, onde o mato está muito alto e precisam ser limpos de forma imediata, não temos como conceder esse prazo maior”, contou a diretora de Administração, Soleane Isidoro.

A situação se torna ainda mais emblemática, ao verificar os dados da ADL (Análise de Densidade Larvária) feita neste ano. A taxa ficou em 4,1; o que indica risco de epidemia de dengue. Segundo o Ministério da Saúde, os índices são classificados como satisfatório em até 1, alerta até 3,9 e de risco acima de 3,9. Os bairros mais críticos são o Vila São José, Pasin e Mantiqueira, no Distrito de Moreira César, além de Cidade Nova, Triângulo e Jardim Eloyna.

No último ano, a secretaria de Saúde de Pinda registrou mais de 1,2 mil casos de dengue, todos identificados como contaminação dentro da cidade. Até o fechamento desta matéria, haviam a confirmação de nove casos, em 2022.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?