Com proposta cultural, Pinda inaugura “Armazém da Lagoa”

Prédio do século 19 deve abrigar ações culturais e educacionais no Centro da cidade

Armazém da Lagoa, que foi inaugurado em Pinda no último dia 11; cidade busca resgatar a cultura com ações educacionais (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Como meio de recuperar e manter a história viva, a Prefeitura de Pindamonhangaba em parceria com o Fundo Social de Solidariedade inauguraram, no último 11, o “Armazém da Lagoa”. O prédio do século 19 deve abrigar ações culturais e educacionais.

O espaço foi usado até a década de 1960 como abrigo de animais que eram transportados pelos trens da ferrovia, especialmente gados que eram levados para matadouros. A região sofria com alagamentos, incluindo a rua Albuquerque Lins, que ficou popularmente conhecida, na época, como “rua da lagoa”. A revitalização e resgate do prédio foi feita pela secretaria de Obras e Planejamento da Pinda, que buscou manter a arquitetura industrial, uma das principais características da construção.

A nova proposta do local visa atender as demandas da população com ações culturais e educacionais. Para iniciar o novo projeto, o armazém recebeu exposição de artesanatos durante o Festival de Blues, no último fim de semana. A expectativa da secretaria de Cultura e Turismo é que o espaço receba também apresentações musicais aos finais de semana. A medida deve ocorrer através do chamamento público para artistas. Os interessados que ainda não estão inscritos podem se inscrever na sede da secretaria de Cultura para participarem.

“O Armazém da Lagoa é um espaço nobre, de muitas histórias. Eu vivi aqui nessa região, conheço bastante disso e a gente não poderia deixar de valorizar o espaço. É um prédio tombado e estamos aguardando o restauro”, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues. “Tivemos o cuidado de verificar as estruturas, para ver se não estavam comprometidas, realizamos uma pintura na parte externa, sempre preservando o que tem de arquitetura, para poder abrir para festividades do município”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?