Centro de Atendimento Psicossocial é inaugurado em Pindamonhangaba

Com serviço de triagem, nova unidade atende dependentes químicos

Bruna Pires
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou na manhã da última quinta-feira, o prédio do Complexo de Atendimento Psicossocial, localizado no Parque das Nações, próximo ao Hospital 10 de Julho.

O evento contou com a presença do prefeito Vito Ardito Lerário (PSDB), da secretária de Saúde e Assistência Social, Sandra Tutihashi, dos vereadores Marcos Aurélio Vilardi (PR), Ricardo Piorino (PDT), Jânio Lerário (PSDB), Roderley Mioto (PSDB), Carlos Gomes “Cal” (PTB), funcionários da unidade, líderes de bairro e população.

A nova instalação abrigará o CAPS-AD (Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas), Casa de Triagem para Álcool e Drogas e o CAPS I (Centro de Apoio Psicossocial Infantil). A unidade, por meio do CAPS-AD, irá atender pacientes que sofrem de transtornos causados pela dependência do álcool e entorpecentes, e o serviço de triagem irá dar suporte às famílias dos pacientes atendidos.

O prédio possui 1.200 m² de área construída e possui salas de atendimento, salas de enfermagem, consultórios, auditório, salas para a realização de oficinas e outros. O CAPS-AD conta com dois médicos e quatro psicólogos.

De acordo com Sandra, este novo espaço é uma importante obra para a cidade que possui uma demanda crescente de dependentes químicos e que precisam de cuidados psiquiátricos e, com o prédio, haverá a ampliação deste tipo de serviço no município.

Para o prefeito, a nova unidade poderá trabalhar o paciente de forma ampla, com atividades, além da medicação e acompanhamento médico, juntamente com a família do assistido. “Esse vai ser um trabalho muito forte. O problema das drogas é muito sério no Brasil, e não é diferente de Pindamonhangaba e a prioridade hoje é cuidar da saúde da população, que precisa ser acolhida e aqui nós vamos ter pessoas capacitadas para isso e que conhecem o problema de perto”, comentou.

O Complexo de Atendimento Psicossocial está localizado na rua Dr. José Cembranelli, número 1.005, Parque das Nações.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?