Ataques pessoais entre candidatos de Pinda dominam debate da Rádio Pop

Confronto entre Piorino, Vela, Torino e Nicoletti fica longe de propostas e tem menção à acusação contra Isael e condenações petistas

Giovanni Nicoletti, Ricardo Piorino, Paulo Sérgio Torino e Herivelto Vela, no debate da Pop; ataques predominam (Foto: Divulgação Rádio Pop)

Andréa Moroni
Aparecida

Os quatro candidatos à Prefeitura de Pindamonhangaba se encontram em mais um debate realizado pela Rádio Pop da Rede Aparecida de Comunicação, nesta quinta-feira (12). Apesar da expectativa de propostas para os próximos quatro anos, Giovanni Nicoletti (Novo), Ricardo Piorino (PL), Paulo Sérgio Torino (PSD), Herivelto Vela (PT) utilizaram o espaço de debate para trocar acusações e criticar as posturas uns dos outros.

O debate foi dividido em cinco blocos, sendo um com uma pergunta feita pela emissora, dois blocos de perguntas entre os candidatos, um bloco com perguntas de ouvintes, entidade e jornalista convidado e o último bloco para as considerações finais.

Sobre transporte público e mobilidade urbana, Vela destacou que a cidade cresceu e os bairros não foram contemplados com melhorias nos transportes. Ele pretende rever o contrato com a Viva Pinda (empresa responsável pelo transporte municipal) que não estaria cumprindo regras, como tarifa a R$ 1 aos domingos e a implantação do bilhete único.

Piorino afirmou que a obra da Via Estrutural vai facilitar o acesso principalmente ao distrito de Moreira César e as melhorias que serão feitas no seu entorno vão beneficiar a população. Já Nicoletti disse que a cidade sofre com o crescimento desordenado e que é preciso rever o contrato com a Viva Pinda. Torino também criticou a empresa, dizendo que os ônibus estão circulando lotados e que os usuários têm reclamado bastante.

A troca de acusações seguiu nos blocos de perguntas entre os candidatos. Apenas dois assuntos foram abordados: segurança pública e educação. Torino perguntou para Vela qual era sua proposta para a segurança. O petista respondeu que quer reforçar a GCM (Guarda Civil Municipal) e articular para levar para Pinda uma delegacia seccional de polícia. Em seu comentário, Torino afirmou que pretende ampliar a atividade delegada, aumentar o número de viaturas e melhorar a GCM.

Por sorteio, Piorino perguntou para Nicoletti sobre suas propostas para educação. O candidato do Novo disse que pretende oferecer formação continuada para os professores e instituir o sistema de Escola Charter em Pinda, que garante a qualidade do ensino privado no ensino público. Em seu comentário, Piorino disse que na sua gestão pretende entregar mais dez creches e realizar uma reforma administrativa, com plano de cargos e salários para os professores.

No terceiro bloco, uma das perguntas de moradores foi sobre a melhora no atendimento no Pronto Socorro. Sorteado para responder, Nicoletti disse que o atendimento no PS está represado porque não há diálogo entre a administração da Santa Casa e a OSC (Organização da Sociedade Civil) que administra o PS. Para ele, é necessário descentralizar o atendimento. Torino comentou a resposta dizendo que é preciso realizar mutirões de cirurgias e modernizar os postinhos nos bairros.

Presidente da Acip (Associação Comercial e Industrial de Pinda) questionou os candidatos sobre o retorno da Zona Azul ao município. Sorteado para responder, Torino disse que é a favor do retorno da Zona Azul para que o estacionamento na região central da cidade volte a ter rotatividade. Para comentar a resposta, foi sorteado o candidato do PT. Nicoletti disse que é contra a Zona Azul e que a solução é criar bolsões de estacionamento no centro.

No final dos embates, os candidatos avaliaram o debate. Para Vela, o debate “foi bacana”. “Teve algumas discussões, algumas dívidas que precisavam ser sanadas. Mas eu pude apresentar as minhas propostas para s eleitores de Pindamonhangaba”.

Piorino afirmou que gostaria de ter mais espaço no debate para apresentar propostas. “Mas já era esperado que os meus concorrentes usassem o espaço para atacar. Eles (outros candidatos) já adiantaram isso nas redes sociais durante a semana. Mas ainda sim deu para o eleitorado ter uma ideia das nossas propostas”.

Para Nicoletti, o debate ficou focado troca de acusações. “A nossa intenção é ser propositivo, mostrar soluções para a população, com inteligência, o que no debate não é possível”. O candidato Paulo Sérgio Torino se negou a comentar o debate com a nossa reportagem.

Na próxima semana, a Rádio Pop realiza mais dois debates. Na próxima terça-feira (17) com candidatos à Prefeitura de Guaratinguetá, às 9h, e na próxima quinta-feira (19), com os candidatos de Cruzeiro, a partir das 10h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *