Após vandalismo, adolescentes limpam monumento em Pinda

Alvo de ação de menores em maio, monumento da Praça do Cruzeiro sofreu danos; espaço passou por restauração recentemente

Monumento em Pinda, que foi vandalizado por adolescentes; responsáveis foram condenados a limpar e restaurar (Foto: Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Depois de vandalizarem o monumento que homenageia Francisco Marcondes Monteiros, adolescentes limparam as grafias deixadas no busto, ainda no fim do último mês. O ato infrator ocorreu ainda no primeiro semestre deste ano.

Em maio, as câmeras do CSI (Centro de Segurança Integrada) identificaram adolescentes pichando o busto central da praça Francisco Marcondes Monteiro, conhecida como Praça do Cruzeiro. Por meio da fiscalização da GCM (Guarda Civil Metropolitana), os menores de 13 e 17 anos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia. De acordo com o Município, foi gerado um processo de apuração de ato infracional. O processo já foi concluído, e determinada a reparação dos danos ao monumento.
“Nossa sociedade precisa perceber que atos de vandalismo trazem consequências para seus autores e familiares. Ressaltamos a importância dos cuidados com nossos monumentos e espaços públicos pois estamos tendo muitos casos de vandalismos e gastos repetitivos na manutenção destes espaços”, destacou a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna.

Os adolescentes voltaram ao local junto aos seus responsáveis legais para cumprirem a ordem judicial. Eles foram acompanhados pelo professor de arte, Felipe Callipo, contratado pela secretaria de Cultura para a execução e orientação da limpeza e restauro.

Outra praça de Pindamonhangaba, a Monsenhor Marcondes, também foi alvo de vandalismo. Após o restauro do marco zero para as celebrações do Sete de Setembro, a seta que orientava o local foi mais uma vez furtada. O prefeito Isael Domingues (PL) afirmou que as câmeras de monitoramento estão identificando e que a cidade deve buscar o ressarcimento dos danos públicos. Ele alegou ainda que “casos como esse dão ‘dor de cabeça’ aos responsáveis”, que são chamados para comparecer a Delegacia e Fórum.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?