Após resgate no Araretama, Defesa Animal de Pinda reforça conscientização contra maus-tratos
Trabalho de fiscalização pede apoio da população; imagens de cachorro encontrado com infestação de carrapatos e sinais de desnutrição choca nas redes sociais
Bruna Silva
Pindamonhangaba
Em uma ação conjunta entre a Defesa Animal da Prefeitura de Pindamonhangaba e a Polícia Civil, uma cadela e seus dois filhotes foram resgatados em situação crítica de maus-tratos no bairro do Araretama, na manhã do último dia 31.
Após receber denúncias da comunidade, a equipe da Defesa Animal foi até o local e constatou a gravidade da situação. Os animais apresentavam sinais claros de desnutrição, com baixo peso corporal, além de infestação por carrapatos e diversas verminoses. Um dos filhotes, em estado mais grave, apresentava palidez nas gengivas.
A veterinária Fernanda Mussi acompanhou a ocorrência e a tutora dos animais foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Seccional de Taubaté, onde foi autuada por maus-tratos e permaneceu detida, conforme a legislação.
Os animais resgatados foram imediatamente encaminhados para cuidados veterinários. Parte deles foi direcionada para um lar temporário, enquanto um dos filhotes mais debilitados foi encaminhado ao Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais) para receber tratamento especializado.A Defesa Animal de Pindamonhangaba reforçou a importância da população denunciar qualquer caso de maus-tratos a animais, pelo e-mail defesaanimal@pindamonhangaba.sp.gov.br. Já o Cepatas, atende na estrada municipal do Maçaim, s/n, ao lado do Escoteiros Itapeva.