Após “Caso Natacha”, Isael anuncia mudanças na administração do Pronto Socorro de Pinda

Atendimento deixa de ser gerido pela Santa Casa; cidade abre auditoria para investigar morte de criança

Prefeito se reúne com Comus para debater novo contrato para o Pronto Socorro (Foto: Divulgação)
Prefeito se reúne com Comus para debater novo contrato para o Pronto Socorro (Foto: Divulgação)

Laís Silva
Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Cinco dias após a morte de uma criança de quatro anos no Pronto Socorro de Pindamonhangaba, o prefeito Isael Domingues (PR), anunciou na última segunda-feira que contratará uma organização social para administrar o local.

A expectativa do Executivo é que até maio a unidade deixe de ser gerida pela Santa Casa de Misericórdia.

Na semana passada a acusação de negligência no atendimento da pequena Natacha de Souza, morta por pneumonia, ganhou repercussão nacional e motivou a realização de um protesto em frente à Prefeitura na última sexta-feira.

A família da criança denunciou que além da demora no diagnóstico, a equipe médica não teria prestado o atendimento necessário. Em resposta, a Santa Casa afirmou que montou uma comissão para avaliar o caso e que emitiria um parecer em até vinte dias.

A morte de Natacha originou uma série de críticas à Santa Casa e sua manutenção como administradora do Pronto Socorro. Em resposta à pressão popular, a Prefeitura anunciou que será realizada uma importante mudança. “Já estava no planejamento a contratação de um novo gestor para o Pronto Socorro, só que quando assumimos tivemos que prorrogar o contrato por alguns meses, pois não tínhamos tempo hábil pra fechar todos os estudos”, explicou Domingues.

O chefe do Executivo apontou que o caso de Natacha foi a gota d’água para a tomada da decisão. “Infelizmente, mais um caso que comoveu a cidade e tornou a situação insustentável, exigindo ações enérgicas e imediatas. Já passaram vários prefeitos e não tiveram a coragem de fazer esta mudança. O apoio da população será fundamental para conseguirmos finalmente exigir uma mudança no atendimento do nosso Pronto Socorro”.

De acordo com informações da secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura, o resultado do chamamento será publicado no próximo dia 25 e a previsão é que, em maio, Pindamonhangaba tenha uma nova administração para o Pronto Socorro. “Já passaram vários prefeitos e não tiveram a coragem de fazer esta mudança. O apoio da população será fundamental para conseguirmos finalmente exigir uma mudança no atendimento do nosso PS”, ressaltou o prefeito.

A Prefeitura de Pindamonhangaba esclarece que este contrato que está sendo rescindido é referente somente à administração do Pronto Socorro.

O vereador e presidente da comissão de Saúde da Câmara, Roderley Miotto, destacou que esse é mesmo o caminho para garantir uma solução no atendimento. “Nossa reunião foi muito boa com o prefeito e com a secretária. Eles estão realmente abertos à essa mudança e temos seis instituições que estão qualificadas. Vamos visitar e estudar cada uma delas. Não é fácil, porque temos que realizar essa mudança atendendo, não pode parar, ter esse senso de responsabilidade”.

O Jornal Atos tentou entrar em contato com a gerência da Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba, mas até o fechamento desta edição nenhum responsável foi localizado para comentar o caso.

Pressão – Domingues revelou que o município abriu uma auditoria com médicos credenciados para, caso se constate algum indício de negligência ou omissão, os profissionais contratados pela Santa Casa sejam punidos. O prefeito enfatizou que somente será rescindindo o contrato com a Santa Casa referente à gestão do Pronto Socorro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?