Após 25 anos, Justiça homologa acordo entre funcionários e Confab

Funcionários ganham direito a adicional de periculosidade e insalubridade em Pinda

Funcionários da Confab, durante uma das várias assembleias que discutiram acordo com diretoria da empresa; homologação na última sexta (Foto: Colaboração)
Funcionários da Confab, durante uma das várias assembleias que discutiram acordo com diretoria da empresa; homologação na última sexta (Foto: Colaboração)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Após uma batalha judicial de quase 25 anos, a Justiça do Trabalho homologou, na última sexta-feira, o acordo do processo coletivo dos funcionários da Tenaris Confab, que cobrava o pagamento adicional dos direitos trabalhistas de periculosidade e insalubridade. A decisão foi proferida pela presidência do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Após audiência em Brasília, que reuniu representantes da Tenaris e do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, o ministro do TST, Ives Gandra Martins, decidiu que mais de dois mil funcionários da Confab Tubos, Confab Equipamentos e Tenaris Coating receberão o pagamento dos direitos trabalhistas.

No dia 24 de agosto de 2016, os trabalhadores realizaram uma paralisação para protestarem contra a demora da empresa em assinar a minuta do acordo, que decidiria a situação dos funcionários que trabalham em funções perigosas ou prejudiciais à saúde.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Herivelto dos Santos, o Vela, a homologação do acordo ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União para que o sindicato possa organizar os pagamentos. Ele explicou ainda que o prazo e a forma do pagamento serão divulgados pela entidade assim que possível. “Mesmo depois da assembleia ainda foi necessário um protesto na porta da fábrica e inúmeras reuniões. É preciso deixar claro que isso é uma etapa, que pagará aqueles que já estavam na lista e assinaram a documentação. O processo não acaba aqui. Nosso trabalho continuará até que todos consigam receber aquilo que é deles por direito, conforme a sentença”.

O Jornal Atos tentou entrar em contato com representantes da Tenaris Confab, mas até o fechamento desta edição nenhum responsável foi localizado para comentar a homologação do acordo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?