Universitários de Lorena criam maquete para auxiliar segurança na Vila Olímpica

Iniciativa nasceu após parceria entre Fatea e 5°BIL; miniatura faz parte do planejamento estratégico

Estudantes de Arquitetura na Fatea, durante trabalho coordenado pelo professor Paulo Pina (centro) (Foto: Lucas Barbosa)
Estudantes de Arquitetura na Fatea, durante trabalho coordenado pelo professor Paulo Pina (centro) (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Para auxiliar o trabalho do 5°BIL (Batalhão de Infantaria Leve) no trabalho de segurança da Vila Olímpica do Rio de Janeiro, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fatea (Faculdades Integradas Teresa D´Ávila) produziram uma maquete, que faz parte do planejamento das ações do Exército durante os 15 dias de realização das Olimpíadas 2016.

De acordo com o professor e orientador do projeto, Paulo Pina, a iniciativa nasceu no final de março, após uma parceria entre a coordenação do curso de arquitetura e urbanismo e o 5°BIL. Após, receberam a planta e fotografias aéreas da Vila Olímpica do Rio de Janeiro, foi realizado um trabalho de vetorização e encaminhado para a realização do corte a lazer da base que será construída a maquete.

“Nosso objetivo é que, através desta maquete, o batalhão possa desenvolver com mais facilidade e precisão o planejamento estratégico das ações de segurança no campo de atuação do 5°BIL. A expectativa é que a maquete seja concluída no início da próxima semana”, revelou Pina.

O professor destacou ainda os benefícios que o projeto vem causando na rotina acadêmica dos alunos envolvidos no projeto. “Certamente é um trabalho de altíssima relevância e que está mobilizando cerca dez alunos de diversos anos do curso. Além dos ensinamentos necessários para a construção da maquete, essa responsabilidade de criar algo que auxilie a segurança da Vila Olímpica é uma grande experiência para os envolvidos”.

Para a universitária Maria Júlia Ramon, que cursa o terceiro ano de arquitetura e urbanismo, a realização do projeto pode contribuir para uma futura chance profissional. “Sem dúvidas esta é uma ótima oportunidade de fazer parte de um projeto grande e único. Será muito gratificante poder contribuir para o trabalho de segurança da Vila Olímpica. Acredito que essa chance pode futuramente me abrir portas na carreira de arquiteta”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?