Santa Casa desenvolve projeto de humanização com recém-nascidos

‘Visita Aberta’ facilita contato entre bebês e irmãos na UTI

Família comemora bons resultados do ‘Visita Aberta’ na Santa Casa de Lorena (Divulgação)
Família comemora bons resultados do ‘Visita Aberta’ na Santa Casa de Lorena (Divulgação)

Lucas Barbosa
Lorena

Com o objetivo de fortalecer os laços familiares e contribuir para a recuperação de bebes internados na UTI Neonatal, a Santa Casa de Lorena vem desenvolvendo um projeto de humanização com recém-nascidos. A ação, batizada como ‘Visita Aberta’, proporciona aos bebês terem o primeiro contato com seus irmãos.
Desenvolvida há cerca de seis meses, a ‘Visita Aberta’ é monitorada pelos médicos e pais. De acordo com a psicóloga clínica da Santa Casa, Claudia Caltabiano, a ação colabora não só para o desenvolvimento do recém-nascido, como também no entendimento e comportamento dos irmãos mais velhos.
“Para as crianças mais velhas que esperam a chegada do irmão é difícil entender o porquê de eles terem nascido e não estarem em casa. Na fase de desenvolvimento, que acontece dos dois aos sete anos, a criança começa a distinguir o significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente). Sendo assim, a criança assimila melhor informações que ela possa visualizar e vivenciar, dando significado a elas”, explicou.
A psicóloga ressaltou ainda que a medida também contribui para que os filhos mais velhos não se sintam ‘abandonados’ ou menos assistidos que o recém-nascido, o que pode criar até mesmo um sentimento de ciúme. “Quando a criança vê o bebê ela passa a entender que ele existe de fato e que a mãe, quando ausente, está cuidando do mesmo. Com as visitas, o vínculo familiar se fortalece e a ansiedade da criança mais velha diminui muito. Quanto ao medo de expor a criança ao ambiente hospitalar, o trauma ou má impressão não ocorrem, uma vez que elas ainda não têm um pré-conceito sobre o que é um hospital e não o associam a algo ruim”.
Experiência – De acordo com a paciente Stela Mileine, que participou do ‘Visita Aberta’, a ação contribuiu consideravelmente para que a família superasse um de seus momentos mais delicados. Mãe da pequena Larissa, que passou 71 dias internada na UTI Neonatal, Stela relatou que sua outra filha, chamada Letícia, que tem 3 anos, começou a sentir-se frustrada já que não entendia onde estava à irmã que havia recentemente nascido. “Quando a Larissa nasceu prematura e teve de ficar internada, a Letícia começou a perguntar porque eu tinha voltado sem a Larissa e dizer que o papai do céu não tinha atendido o pedido dela. Mesmo eu explicando a ela que a irmãzinha estava no médico, ela não entendia. Resolvemos trazê-la e as consequências foram ótimas”, conta a mãe.
A ‘Visita Aberta’ ocorre todas as quintas-feiras, das 10h às 11h, na Santa Casa de Lorena.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?