Projeto de curso de inglês gratuito recorre a vaquinha online para arrecadação em Lorena

Financiamento segue disponível até fevereiro; projeto social atende jovens e adultos de baixa renda

Uma das professora do curso oferecido a jovens e adultos de baixa renda (Foto: Divulgação)
Uma das professora do curso oferecido a jovens e adultos de baixa renda (Foto: Divulgação)

Rafaela Lourenço
Lorena

Doar conhecimento ao próximo é possível, benéfico e está bem perto de você. Há quase dois anos, universitários voluntários dão aulas de inglês gratuitamente, todos os sábados, em Lorena. O projeto segue com uma vaquinha online para arrecadar fundos e qualificar a metodologia de ensino aprimorando as experiências em sala de aula.

Criado em fevereiro de 2017 pelo universitário André Rezende, mestrando em Engenharia de Materiais da USP (Universidade de São Paulo), o Fredoom Voluntariado – Curso de Inglês de Lorena é um projeto social composto por 16 voluntários estudantes da USP, Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unifatea (Centro Universitário Teresa D’Ávila) e Fatec (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo), distribuídos aos setores de publicidade e propaganda, secretaria, RH, financeiro, professores e jurídico.

O projeto nasceu após Rezende fazer um intercâmbio na Inglaterra e ver a necessidade de compartilhar seu aprendizado com o próximo. “Há muitos projetos de alunos e entidades que promovem esse auxílio social, mas tive a oportunidade de fazer um intercâmbio e percebi que se eu não contribuísse como voluntário o conhecimento ia morrer ali. Precisávamos ajudar outras pessoas da nossa comunidade, e achamos interessante criar esse curso voluntário de inglês”, contou.

Inicialmente o objetivo era de abranger todas as faixas etárias, mas após a análise da concorrência do mercado de trabalho, o público alvo se tornou os que mais precisam do domínio e fluência da língua inglesa para conquistar uma vaga de emprego.

Atualmente, são cerca de 35 alunos, entre 18 e 35 anos. A duração do curso é de quatro anos, com cerca de 14 a 16 aulas por semestre realizadas aos sábados, das 10h às 12h30 (nível básico) e das 15h às 17h30 (nível iniciante), em um espaço cedido pelo Unisal. Para 2018 serão disponibilizadas sessenta vagas distribuídas em dois processos seletivos, um em fevereiro e outro em julho.

Alunos do projeto Freedom Voluntariado durante uma das aulas em Lorena; curso segue cm campanha de arrecadação de fundos (Foto: Divulgação)
Alunos do projeto Freedom Voluntariado durante uma das aulas; curso segue em campanha de arrecadação de fundos (Foto: Divulgação)

Como o curso não tem patrocínios, é cobrado uma taxa de R$ 40 do aluno, por semestre, para auxiliar e manter as atividades do curso. O estudante que declarar não ter condições financeiras para arcar com o custo é isento da taxa semestral.

Vaquinha online – Buscando qualificar a metodologia de ensino e melhor estruturar o curso, os voluntários lançaram uma vaquinha online para arrecadar fundos. A meta é de R$ 4,5 mil para adquirir dois conjuntos de caixas de som, dois notebooks e um celular. Os computadores e as caixas serão utilizados durantes as aulas, tornando-a mais atrativa e o celular para gerenciar os processos seletivos que chegam a 500 inscritos.
Para colaborar basta acessar vakinha.com.br/vaquinha/da-um-help-andre, o link ficará disponível até o final de fevereiro.

Para 2019, os voluntários projetam a confecção de uniformes oficiais com a possível venda de cotas de patrocínio e visita à projetos sociais semelhantes que deram certo, como em São José dos Campos e São Paulo, para corrigir ou ajustar o necessário para o Freedom. “Esse dinheiro que a gente arrecada é justamente para retornar aos alunos e em melhorias para o curso. Com as aquisições entregaremos mais conteúdo em menos tempo, numa melhor qualificação para o aluno enfrentar o mercado de trabalho”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?