Projeto de alunos da USP é selecionado para ser apresentado em Brasília

“Criança Feliz” desenvolve a orientação educacional e o reforço escolar com crianças e jovens carentes das comunidades de Lorena

Projeto USP (2)
Alunos reunidos durante o projeto que acontece nas manhãs de sábado, na USP (Foto: Divulgação)

Da redação

Lorena

Um trabalho realizado há dez anos por alunos da EEL (Escola de Engenharia de Lorena) da USP (Universidade de São Paulo) será apresentado na próxima sábado (29), em Brasília, na conferência do Mapa da Educação. O PCF (Projeto Criança Feliz) atende as crianças carentes, principalmente, dos bairros da Cruz, Fazenda Mondesir e Novo Horizonte.

O programa acontece aos sábados, pela manhã, no Campus II da USP onde é desenvolvida a orientação educacional, o reforço escolar, além de atividades recreativas. Em datas comemorativas, como Natal e dia das crianças, são realizados eventos pelos voluntários do projeto.

De acordo com o vice-presidente do PCF, Thiago José, o financiamento da viagem aconteceu por meio de uma campanha online. “Entre 5 e 9 dias a gente conseguiu atingir a meta e agora, no dia 29, vamos pra lá representando o projeto Criança Feliz”.

Segundo o vice-presidente, o mapa da educação é uma oportunidade de mostrar como o projeto vem modificando a realidade de diversas famílias do município. “Durante dez anos a gente realizou um trabalho no município. Pela primeira vez, vamos ter a possibilidade de levar para o Brasil inteiro uma iniciativa que começou há uma década aqui. E, estando lá, com outros projetos, vamos conseguir aumentar nossa experiência para poder trazer conhecimento de novas técnicas de aprendizagem na área de educação e, principalmente, conseguir incentivo, seja ele colaborativo ou financeiro, para melhorar o trabalho que fazemos em Lorena”.

São atendidas atualmente, aproximadamente, 80 crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos, envolvendo em todo o trabalho quase 500 pessoas, sejam elas voluntários do projeto, que é composto por alunos e docentes da unidade de Lorena, família das crianças e comunidade em geral.

As inscrições para participação do PCF acontecem todo início de ano e é necessário que o interessado se dirija até o Campus II da USP e preencha um formulário socioeconômico. Além disso, é preciso que o aluno esteja regularmente matriculado na escola.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?