Prefeitura de Lorena aposta em apoio da população para aval no Zona Azul

Primeiro projeto foi rejeitado pela Câmara em 2017; medida busca acabar com “monopólio” de vagas

Rua do Centro de Lorena é disputada por carros e motos; sem espaço para estacionamento, cidade deve voltar à debater zona azul (Foto: Lucas Barbosa)
Rua do Centro de Lorena é disputada por carros e motos; sem espaço para estacionamento, cidade deve voltar à debater zona azul (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Quase oito meses após a Câmara de Lorena rejeitar o projeto que buscava implantar o sistema de zona azul no Centro, a Prefeitura revelou na última semana que a proposta será reencaminhada ao Legislativo.

Para evitar que a lei seja novamente barrada, a Prefeitura busca convencer os vereadores através do apelo popular.

Tráfego intenso, vias estreitas e falta de vagas de estacionamento. Estas são as barreiras diárias que os motoristas historicamente enfrentam na região central de Lorena. Buscando eliminar pelo menos um destes obstáculos, o Executivo encaminhou ao Legislativo, no primeiro semestre de 2017, um projeto que visava a contratação de uma empresa terceirizada que implantaria e administraria o sistema de estacionamento rotativo. Mas a proposta acabou rejeitada no fim de maio após votação acirrada, que teve o placar de 9 votos a 8.

Antes do voto de minerva do presidente da Câmara, Waldemilson da Silva, o Tão (PR), votaram de forma contrária os parlamentares Maurinho Fradique (PTB), Valdir da Funerária (PRB), Lúcia da Saúde (PP), Samuel de Melo (PTB), Elcinho Vieira (PV), Pedro da Vila Brito (PTB), Fábio Longuinho (PSC) e Alfredo Investigador (PV).

Os oposicionistas justificaram a decisão afirmando que eram contrários ao projeto, pois ele criaria mais um imposto para a população. O argumento foi questionado pelos vereadores favoráveis à medida, que frisaram que o gasto dos motoristas já existe, pois já que não encontram vagas acabam recorrendo aos estacionamentos privados.

Na época, a decisão do Legislativo foi criticada pelo secretário de Trânsito e Transportes, Marcos Ramos, o Marquinhos Colchoaria Ramos, que afirmou que o projeto era peça fundamental para evitar que as vagas de     estacionamento fossem “monopolizadas” pelos motoristas que trabalham na região e costumam ocupar os espaços durante o horário comercial. A implantação criaria ainda uma concorrência aos estacionamentos privados da região, que acabariam abaixando o valor cobrado aos clientes.

Para conseguir o aval legislativo, Marquinhos aposta que os vereadores tenham ouvido o clamor popular após uma suposta repercussão negativa da rejeição do projeto. “Conversei com alguns parlamentares que revelaram que foram procurados por comerciantes e motoristas que enxergam na zona azul a melhor saída para acabar com a falta de vagas no Centro. Achei muito nobre essa atitude deles de mudarem de posicionamento após ouvirem melhor a opinião do povo. Fizemos algumas atualizações e estamos confiantes que desta vez o projeto será aprovado”.

Além de revelar que a proposta será encaminhada à Câmara ainda no primeiro trimestre do ano, o secretário revelou que três empresas já demonstraram interesse em participarem de um futuro processo licitatório.

Voz do povo – Para o representante comercial Edson dos Santos, 33 anos, a implantação da zona azul seria um alívio para os motoristas que trafegam pelo Centro. “É praticamente impossível achar uma vaga aqui na rua Major Oliveira Borges ou na Duque de Caxias. Já que não tem o que fazer, acabo colocando o carro no estacionamento toda vez que venho aqui. É uma vergonha quase todas as cidades vizinhas terem zona azul e Lorena não”.

O auxiliar de produção Reginaldo Dias, 39 anos, acredita que o estacionamento rotativo contribuiria para uma reordenação no sistema de trânsito do município. “É injusto o pessoal que trabalha aqui no Centro ocupar o dia inteiro as vagas. Já que não tem onde parar, muitas pessoas acabam estacionando em local proibido ou em vagas preferenciais. Acho que a zona azul iria deixar as coisas mais justas e organizadas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?