Polícia conclui investigação sobre pirâmide financeira do grupo Samuel Fradique

Três pessoas são indiciadas por crime contra a economia popular, lavagem de dinheiro e associação criminosa; esquema deixou uma série de vítimas

Samuel Fradique, empresário foragido por esquema de pirâmide financeira; Polícia conclui investigação (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Lorena

O Seccold (Setor Especializado no Combate à Corrupção, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro), da Delegacia Seccional de Guaratinguetá, concluiu neste mês a investigação criminal envolvendo um suposto esquema de “Pirâmide Financeira” desenvolvido pelo grupo SFO Holding de Lorena. A investigação teve início em 2020, quando centenas de pessoas da cidade e região perderam suas economias aplicadas no grupo de propriedade do empresário Samuel Fradique de Oliveira.

De acordo com o inquérito policial, verificou-se a existência de indícios de crimes contra a economia popular, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cometidos, em tese, pelos responsáveis legais da SFO Holding, em um esquema conhecido como “pirâmide financeira”.

Pirâmides financeiras são esquemas fraudulentos, que se caracterizam pela remuneração aos participantes, baseada principalmente na quantidade de novas pessoas incluídas, com promessa de fáceis e altos rendimentos. Por vezes, pode ser difícil de se identificar uma “pirâmide financeira” de imediato, uma vez que a conduta está camuflada sob a aparência de um investimento idôneo e lucrativo.

Em 2020, vítimas fizeram fila na tentativa de reaver valores levados por golpista; inquérito indiciou três pessoas (Foto: Arquivo Atos)

A investigação verificou altos rendimentos em curto, médio e longo prazo, oferecidos pela empresa SFO Holding Empreendimentos e Participações Ltda, sem grandes riscos e sem a necessidade de qualquer outra conduta além de se investir um capital.

A polícia apontou a discrepância de rendimentos dos investimentos oferecidos pelo grupo lorenense, como no caso da opção (RU-24), que no período de 24 meses, renderia 210% do capital investido. Já a Poupança e CDI renderiam cerca de 13% e 15%, respectivamente, o que totaliza 15 vezes menos.  A Ibovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) ofertou, no mesmo período, quase 47% de rendimento (quase cinco vezes menos do que o ofertado pela empresa alvo das investigações).

O inquérito indiciou três pessoas pelos crimes contra a economia popular, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A polícia pediu ainda a prisão preventiva do empresário Samuel Fradique de Oliveira, que está foragido.  O inquérito foi encaminhado ao juiz da Comarca de Lorena e para o Ministério Público.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?