Plano Municipal da Educação entra na fase final em Lorena

Projeto busca adequar atividade do município à realidade nacional; Câmara deve votar a matéria no primeiro semestre

Da Redação
Lorena

O PNE (Plano Nacional da Educação) foi criado para estabelecer metas, diretrizes e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos.
Com isso, os municípios tiveram de se adequar criando o Plano Municipal de Educação, estabelecendo o cumprimento das vinte metas estabelecidas dentro do PNE.
Em Lorena, uma das poucas cidades do Vale do Paraíba a não ter colocado o projeto em votação, o secretário de Educação Lúcio Mauro da Cruz Tunice afirmou que o plano segue em fase final de elaboração. “No ano passado foi criada uma comissão de elaboração desse Plano Municipal de Educação composta por diversos segmentos da cidade. Enfim, todos aqueles que são partícipes da atividade educacional da cidade, inclusive, do ensino superior das três universidades que atuam aqui em Lorena”.
Durante a elaboração do plano foi realizado um diagnóstico de toda a rede municipal, incluindo a estadual e o ensino superior. Neste ano foram iniciadas as discussões dos resultados da análise por eixos como educação infantil, educação especial, fundamental e infraestrutura.
O próximo passo, segundo Tunice, será realizar uma reunião para a apresentação do projeto final das comissões. “Depois desse processo, vai ser realizada uma audiência pública na cidade, na qual a gente conta com a participação da população para que venha realmente dar o cunho democrático do Plano Municipal de Educação”.
Somente após a audiência pública, que ainda não tem data definida para acontecer, que o projeto será enviado para votação na Câmara de Lorena. De acordo com o Ministério da Educação, na região do Vale do Paraíba, somente Lorena e Ubatuba ainda não enviaram o projeto ao Legislativo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?