Para quebrar preconceitos, Apae inaugura Centro de Integração em Lorena

Local conta com horta cuidada pelos alunos assistidos, que poderão repassar ensinamentos sobre cuidados e plantio aos visitantes

Prefeito Sylvio Ballerine na inauguração do centro de integração da Apae em Lorena (Foto: Reprodução PML)

Lucas Barbosa
Lorena

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Lorena inaugurou um Centro de Integração Rural no bairro Vila Hepacaré. A iniciativa busca incentivar os 231 assistidos pela entidade a terem mais contato com a sociedade e a natureza.

Além das presenças do prefeito Sylvio Ballerini (PSDB), e da presidente da Apae de Lorena, Sayma Zeraick, a cerimônia de inauguração realizada na última quinta-feira (30) teve as participações do ouvidor da Feapaes (Federação das Apaes do Estado de São Paulo), Aires Brum, e de autoridades municipais.

De acordo com Sayma, o Centro de Integração Rural contará com uma horta que será cuidada pelos próprios alunos da Apae. O local será aberto ao público, possibilitando que os assistidos possam ensinar os visitantes sobre as formas de plantio de diversos tipos de legumes e verduras. A expectativa da associação é que esta ação contribua para que os deficientes intelectuais tenham uma maior interação com a sociedade e desenvolvam diversas habilidades, como a oratória.

Além de idosos das casas de repouso da região, o Centro de Integração Rural deverá em breve receber a visita de estudantes das redes pública e privada de ensino. “Nossa ideia é que este contato quebre também barreiras e preconceitos, já que ele mostrará que os assistidos pela Apae possuem totais condições de ensinarem algo importante para outras pessoas. Certamente, esta experiência de interação será benéfica, incentivando todos a conviverem melhor com as diferenças”, destacou Sayma.

A presidente da Apae de Lorena explicou ainda que parte dos alimentos produzidos na horta serão destinados à venda, possibilitando a captação de recursos para a manutenção dos diversos serviços de apoio prestados pela entidade, que atende 231 pessoas com deficiência intelectual.

Além de repasses estaduais e municipais, que de acordo com a Prefeitura atingiram R$ 1,6 milhão no primeiro semestre deste ano, a Apae mantém suas atividades graças a doações de empresas e pessoas físicas. “A pandemia nos afetou muito, já que infelizmente o número de doações caiu consideravelmente. Porém, continuamos desenvolvendo diversas ações para conseguirmos recursos. Apesar destas adversidades, seguimos nossa missão em Lorena e em breve implantaremos um centro de apoio aos autistas”.

Apoio – Atuando há mais de quatro décadas em Lorena, a Apae oferece atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência intelectual de todas as faixas etárias. Além de alimentação e apoio psicológico, a entidade desenvolve também atividades de integração e lazer.

Os moradores de Lorena e região interessados em realizar doações para a associação, podem entrar em contato através do telefone: (12) 3159-3550 ou também ir conhecer a sede, localizada na rua Wenceslau Brás, nº 300, no Cidade Industrial.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?