Obra no Olaria retoma pacote de recuperação de pontes em Lorena

Prefeitura inicia ação preventiva no bairro em área afetada pelas chuvas; outros cinco pontos estão sinalizados para receber adequações

Trabalho na ponte da rua 24 de Abril, no bairro do Olaria em área atingida pelas chuvas no início deste ano (Foto: Divulgação)

Lucas Oliveira
Lorena

A Prefeitura de Lorena confirmou na última segunda-feira (26) o início de um serviço de adequação que busca evitar o deslizamento de barrancos no bairro Olaria. A ação faz parte de um pacote de obras preventivas que conta com um investimento municipal de R$ 4,386 milhões.

A equipe técnica da empresa Karajá Construções e Locações Ltda, vencedora do processo licitatório municipal, deu no último fim de semana o pontapé inicial do serviço de construção de um muro de arrimo na ponte da rua 24 de abril. Feita com pedras e armações metálicas, a estrutura é projetada para conter barrancos e equilibrar a pressão do terreno. “Essa obra é muito importante para a prevenção de deslizamentos próximos à ponte. Ela integra um grupo de obras que estamos fazendo em diversas pontes, reforçando as cabeceiras mais comprometidas e preservando as demais, a fim de evitar possíveis problemas no período de chuvas e trazer mais segurança para o tráfego de carros e pessoas”, explicou a secretária de Obras e Planejamento, Rosana Reis.

Prevista para ser concluída até o fim de outubro, a ação no Olaria é a segunda do pacote de obras, anunciado pelo Executivo no último dia 8, que busca evitar quedas de pontes e deslizamentos de barrancos em diversos pontos da cidade. A rua General Goés Monteiro, no Bairro da Cruz, foi o primeiro local contemplado pelo conjunto de serviços de contenção de terra e de manutenção de bases e cabeceiras de pontes.

Segundo a Prefeitura, a primeira etapa de execução do pacote ainda contemplará, em breve, pontes localizadas em outras cinco vias do município, no caso as ruas Comendador Rodrigues Alves, na região central, e José Marques de Oliveira, no bairro Vila Passos, as avenidas Carlino Luiz dos Santos, no bairro Santa Edwiges, e a Principal, no bairro Olaria do Simão, e a estrada municipal do Pedroso, no bairro Jardim Novo Horizonte. Os pontos foram selecionados pela secretaria de Obras e Planejamento devido ao fato de que apresentaram algum tipo de problema no último período chuvoso.

De acordo com o Executivo, a previsão é de que a execução do pacote de obras seja concluída até o fim do primeiro semestre do ano que vem. A relação das vias que serão beneficiadas nas próximas fases da ação será divulgada pela Prefeitura após o término da primeira etapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *