MRS Logística instala alambrado na via férrea no São Roque em Lorena

Trabalho é realizado no mês da morte de idoso em passagem de nível; medida tem como objetivo de garantir a segurança dos pais, alunos e professores

Instalação do alambrado na linha férrea em Lorena; cidade busca alternativa para ampliar segurança (Foto: Reprodução)

Da Redação
Lorena

A empresa MRS Logística iniciou, na última semana, a instalação de um alambrado na linha férrea, no trecho que liga o bairro São Roque à Vila Cida, em frente à escola municipal Caic Líbero Laurindo, em Lorena. O trabalho foi iniciado no mês em que um idoso de 66 anos morreu atropelado em uma outra passagem de via férrea, a que liga os bairros Vila Geny e Vila Nunes.

A solicitação foi feita no mês de agosto, em uma reunião com a participação do prefeito Sylvio Ballerini (PSDB) e dos vereadores Careca da Locadora (PSDB) e Adilson Sampaio (PODEMOS). Na ocasião, a empresa se comprometeu a instalar o alambrado e dar atenção a outras solicitações, como a reforma da passagem de pedestres e uma passagem de nível.

O alambrado irá evitar o cruzamento da linha em pontos sem segurança, visando oferecer uma maior proteção aos alunos, pais, professores, funcionários e moradores que utilizam o acesso.

Morte – O servidor municipal aposentado João Batista Rosa foi atingido por um trem, no último dia 8, no trecho da linha férrea que separa a rua Doutor João Pinto, na Vila Geny, da avenida Marechal Teixeira Lott, na Vila Nunes. De acordo com a secretaria de Segurança Pública do Estado, o idoso, que empurrava sua bicicleta, foi atropelado no ponto exclusivo de travessia de pedestres, enquanto tentava cruzar os trilhos.

Em depoimento à Polícia Civil, o maquinista da locomotiva, de 33 anos, afirmou que realizou todos os procedimentos possíveis para tentar evitar a colisão. Em nota oficial ao Jornal Atos, a MRS Logística, concessionária que administra a malha ferroviária do estado de São Paulo, reforçou que o profissional tentou impedir o atropelamento.

Questionada pela reportagem se pretende adotar alguma nova medida para tentar evitar novos atropelamentos em Lorena, a MRS Logística ressaltou que segurança é uma pauta prioritária da concessionária e “são promovidas, constantemente, ações e campanhas de conscientização sobre o tema, in loco e por meio dos canais digitais da empresa”.

A terceirizada não revelou se pretende realizar alguma nova iniciativa específica para tenta impedir outros acidentes graves.

Prefeitura – Além de lamentar o falecimento do ex-servidor municipal, que atuou 26 anos como auxiliar de laboratório na secretaria de Saúde, a Prefeitura informou em nota oficial que, desde 2011, é responsável pela segurança em quatro passagens de veículos ao longo da ferrovia. A iniciativa é resultado de um termo de compromisso firmado entre o ex-prefeito Paulo César Neme e a direção da MRS Logística, que garante essa contribuição municipal até 2026.

Já os pontos de travessia exclusiva de pedestres, como o local onde ocorreu o acidente, contam com vigias contratados pela MRS. Segundo a Prefeitura, esse trecho recentemente passou por melhorias promovidas pela concessionária, que consistiram na implantação de nova sinalização e de obstáculos que impossibilitam a passagem de motocicletas. O Executivo enfatizou que mantém contato contínuo com a MRS, com o objetivo de melhorar a segurança ao longo da ferrovia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?