Lorena se junta ao Estado no lançamento de iniciativa sustentável

“Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis” surge para implementar soluções urbanas voltadas para o meio ambiente nas cidades

Lançamento do programa Bairro Paulista com a apresentação do governador Tarcísio de Freitas (Foto: Divulgação GESP)

Raphaela Dias
Lorena

Com o objetivo de acelerar a transformação de cidades em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes, o Governo do Estado lançou, na última terça-feira (26), o programa Bairro Paulista. A iniciativa integra o programa habitacional Casa Paulista. Lorena foi um dos municípios presentes na cerimônia que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O Casa Paulista visa facilitar o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda. Uma frentes de atuação do programa estadual é a execução de obras de urbanização e de melhorias habitacionais e urbanas nos municípios paulistas, na qual se insere o “Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis”.

Por meio dessa modalidade, haverá melhorias com o uso de soluções urbanas sustentáveis. Através de infraestruturas verdes, bioengenharia e soluções baseadas na natureza, o intuito é melhorar a drenagem, reduzir a impermeabilização do solo e promover a mobilidade e a segurança viária.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou a importância de fortalecer as cidades para enfrentar os desafios climáticos. “Oferecemos no dia de hoje soluções para as prefeituras e equipes técnicas fazerem projetos e buscarem recursos. A ideia do estado de São Paulo é ser parceiro: já que vamos ser parceiros no financiamento, vamos ser também na solução”.

Idealizada com base na Nova Agenda Urbana da ONU (Organização das Nações Unidas), a iniciativa busca auxiliar o Estado a atingir as metas do PAC 2050 (Plano de Ação Climática 2050) e das campanhas “Race to Zero” e “Race to Resilience”, aderidas desde 2021, pelo Governo de São Paulo.

Com o interesse de promover melhorias urbanas com foco em sustentabilidade, diversos municípios marcaram presença do evento de lançamento. Representando Lorena, participaram o prefeito Sylvio Ballerini (PSD) e o secretário de Planejamento e Gestão, João Bosco Romeiro.

O prefeito Sylvio Ballerini e o secretário de Planejamento e Gestão, João Bosco Romeiro representando Lorena no evento (Foto: Divulgação PML)

Em breve, deve ser lançado um Caderno de Tipologias Urbanas Modulares para orientar as cidades na elaboração de projetos e formalização de convênios. Alguns dos critérios priorizados pelo Estado para a seleção de projetos são IDH (Índices de Desenvolvimento Humano), falta de acessibilidade, áreas permeáveis e o grau de risco climático do município.

O Estado será responsável pela elaboração dos projetos e transferência de recursos para as obras. As ações ocorrerão em oito áreas principais: manejo de águas pluviais e sistemas hídricos, pavimentação, mobilidade, criação de áreas verdes multifuncionais, equipamentos, iluminação e sinalização.

De acordo com o Governo, as intervenções do Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis vão trazer diversos benefícios ao meio ambiente, entre eles economia de energia de 40% a 60% com a iluminação em LED, diminuição de 40% da temperatura ambiente a partir da utilização de asfalto ecológico e redução de áreas alagáveis com a aplicação de piso intertravado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *