Lorena recebe exposição de imagens em nanoarte

Obras apresentam partículas microscópicas; Casa de Cultura abriga mostra até o fim do mês

Obras de arte expostas na Casa da Cultura;
Visitante confere fotos expostas na Casa da Cultura; Nanoarte estará disponível até o final do mês (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Uma parceria entre a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a USP (Universidade de São Paulo) e a Prefeitura de Lorena leva até o fim do mês à Casa de Cultura a exposição “Nanoarte: o oculto da ciência revelado pela arte”. Misturando tecnologia e fotografia, a mostra conta com 33 imagens microscópicas de materiais inorgânicos.

Idealizada pelos professores da UFSCar, Ricardo Tranquilin e Elson Longo, a exposição apresenta fotos ampliadas em escalas nanométricas (unidade de medida correspondente a um milionésimo de milímetro). A nanoarte é a técnica de criar obras visuais a partir de imagens de partículas extremamente pequenas.

As fotos expostas, que originalmente eram em preto e branco, foram artificialmente coloridas. De acordo com a organização da mostra, a iniciativa busca destacar as belezas escondidas nas estruturas dos materiais inorgânicos.

As imagens revelam o interior microscópio de materiais como cristais de gelo, ovos de aranha, formigueiro, maçã, goma de mascar, girassol, gotas de água, plantas, novelos de lã, bola de tênis, estrela do mar, espirais e colmeia.

A exposição, que percorreu diversos países, já teve fotos premiadas em concursos de nanoarte. A direção da USP foi responsável por trazer à mostra para Lorena, onde foi exposta pela primeira vez entre os últimos dias 6 e 10 no Campus I da Universidade.

Após uma parceria com a Prefeitura e o apoio da USP, os idealizadores da mostra conseguiram autorização para expô-la na Casa de Cultura até o fim do mês. “Essa exposição é algo inédito em Lorena. Estamos muito felizes em poder colaborar para que a população tenha acesso a este grande trabalho desenvolvido pelos professores da UFSCar. Muitos estudantes, de todas as idades, estão vindo à Casa de Cultura”, comemorou o representante do setor de Relações Públicas da USP Lorena, Marco Salles.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?