Lorena publica decreto e reduz capacidade de ocupação de espaços públicos e privados

Cidade registra novos óbitos nos últimos dias e redobra atenção na volta às aulas da rede municipal

Pais e responsáveis de alunos da rede pública municipal; Lorena tem novas medidas sanitárias (Foto: Gabriel Mota)

Da Redação
Lorena

Buscando frear as contaminações pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Lorena emitiu um decreto com novas restrições, nesta segunda-feira (7). Apesar de serem mais rigorosas que o Governo do Estado, as medidas locais não seguem as definições mais rígidas de cidades vizinhas como Guaratinguetá e Canas.

Junto à volta às aulas presencias da rede pública municipal de ensino e o registro de cinco mortes por Covid-19 nos últimos quatro dias, Lorena determinou que a partir desta segunda-feira a ocupação de espaços públicos e privados será de 70% e com o distanciamento mínimo de um metro.

O documento, que tem como base o avanço de contágio principalmente pela variante Ômicron especifica o novo limite para o comércio e atividades como de serviços gerais, ou seja, bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. Os parques municipais, atividades religiosas e culturais como cinemas, teatros e museus, academias e clubes também se enquadram no decreto. A alteração para atendimento ao público deve ser adotada ainda pelas autoescolas, curso de formação de condutores, centro de convenções e eventos em geral incluindo os salões de festas.

Apesar da liberação para realizar os eventos com apresentações ao vivo, a casa de shows CDG Beer Garden, que reúne públicos de toda a região e fora do estado, optou por suspender temporariamente as atividades no último dia 1 de fevereiro. A empresa ainda não divulgou uma data para retomada dos shows.

A Prefeitura ressaltou que todas as atividades devem manter os protocolos sanitários como a disponibilização de álcool em gel e o uso obrigatório de máscara de proteção. A íntegra do decreto pode ser conferida no site lorena.sp.gov.br.

O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira registrou mais duas mortes pela doença. Somadas aos dois óbitos de domingo e a vítima fatal de sexta-feira, são cinco vidas perdidas em apenas quatro dias. Os dados mostram ainda que há 80% de ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com oito pacientes internados e nove em leitos de clínica médica, ou seja, 60% também na Santa Casa. Já no hospital privado, Unimed, cinco pessoas seguem internadas na UTI e três de em vagas de clínica, 63% e 30% de ocupação, respectivamente.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?