Lorena proíbe funcionamento do comércio aos fins de semana e feriados

Ação tenta evitar aumento de contaminados pela Covid-19; cidade tem mais duas vítimas fatais da doença

Movimentação no Centro de Lorena, que vetou atendimento comercial aos finais de semana em novo decreto (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Lorena
O prefeito de Lorena, Fábio Marcondes (sem partido), baixou um decreto na tarde da última quarta-feira (19) que altera os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais considerados não essenciais. De acordo com a Prefeitura, a medida busca conter a disseminação do novo coronavírus. O documento proíbe que os comerciantes abram suas portas aos sábados, domingos e feriados.

Disponível no site oficial da Prefeitura, a determinação atinge vendedores ambulantes, concessionárias, escritórios e lojas de comércio em geral, que só poderão atender seus clientes de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O decreto anterior, publicado no último dia 7, permitia que eles atuassem também aos sábados das 9h às 13h.

A medida proíbe também que as lojas do Eco Vale Shopping funcionem aos sábados, domingos e feriados. Desta maneira, eles poderão atuar apenas de segunda a sexta-feira das 14h às 20h.

Já os vendedores ambulantes de alimentos e proprietários de bares e restaurantes estão liberados para trabalharem por seis horas diárias, com limite de funcionamento até às 17h, de segunda à sexta-feira. O mesmo é válido para os estabelecimentos da praça de alimentação do Eco Valle Shopping.

Também impossibilitadas de receberem seus frequentadores aos sábados, domingos e feriados, as academias de musculação e centros de ginástica devem operar por até seis horas diárias, de forma ininterrupta.

Além de ressaltar que Lorena, assim como as demais cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) estão na terceira fase (amarela) do Plano de Flexibilização Estadual, o decreto de Marcondes explica que as alterações foram também motivadas com o objetivo de evitar aglomerações nos estabelecimentos comerciais, reduzindo as chances de contágio da Covid-19.

Alerta – Para a preocupação da população e das autoridades em Saúde, Lorena registrou na última quinta-feira, mesmo dia da publicação do novo decreto, mais duas mortes causadas pelo novo coronavírus.

De acordo com o Executivo, as vítimas foram uma mulher de 87 anos e um homem de 61 anos, que sofriam de comorbidades. A idosa estava internada na Santa Casa desde o último dia 6 e o outro paciente desde o último dia 9 no mesmo hospital.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado na tarde da última quinta-feira, a cidade contabiliza 613 infectados, sendo 24 mortos, 483 recuperados e 54 em isolamento domiciliar. Já o número de pacientes internados é de 52, entre eles 17 estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 35 na enfermaria.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?