Lorena planeja concurso público até o final do ano

Executivo cria 130 cargos e comissão analisa a necessidade dos setores para abertura de edital

O prefeito Fábio Marcondes que criou 130 cargos em Lorena; concurso público deve ser aberto ainda este ano (Foto: Arquivo Atos)
O prefeito Fábio Marcondes que criou 130 cargos em Lorena; concurso público deve ser aberto este ano (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Lorena

Em busca de emprego, os moradores de Lorena e região podem se animar com a possibilidade de um novo concurso público na cidade. A Câmara de Lorena aprovou uma leva projetos do Executivo, entre eles, quatro que criam cargos para viabilizar um novo concurso. A expectativa é de que o edital seja aberto ainda este ano. A quantidade de vagas ainda será definida.

Ao contrário do que viralizou nas redes sociais de que a Câmara havia aprovado a abertura de um novo concurso público, apenas projetos de criação e alteração salarial de cargos específicos foram aprovados por unanimidade, na última sessão. De acordo com o secretário de Negócios Jurídicos, Adriano Aurélio dos Santos, foi realizado um estudo pelos secretários durante o ano destacando a necessidade de profissionais em cada setor.

Após a avaliação dos cargos existentes, o prefeito Fábio Marcondes (PSDB) autorizou a criação de 130 cargos, entre eles dentista, encanador, pedreiro, tratorista, técnico de informática, professores específicos, enfermeiro, motorista, nutricionista, operador de máquinas e porteiro. “Em relação aos porteiros, teremos 14 vagas. Precisamos regularizar a situação das cancelas que temos dificuldade e as vezes ficam fechadas por falta de profissional”, frisou Santos.

A expectativa de abertura do concurso público é para ainda este ano e a quantidade de vagas indefinida deve ser superior aos novos cargos. De acordo com a Prefeitura, o primeiro passo foi a criação dos 130 cargos, seguido da nomeação de uma comissão através de decreto para analisar os estudos para o concurso e a realização de uma licitação para contratar a empresa especializada na atividade.

O secretário destacou ainda que a comissão, assim como todas já formadas pela atual gestão, são compostas apenas por funcionários efetivos. Esta, em específico, com colaboradores dos setores RH (Recursos Humanos) e Jurídico.

Outro projeto aprovado por unanimidade, altera os níveis salariais dos cargos para pedreiro e auditor fiscal que tiveram falta de interesse no último concurso público realizado em 2015. Atualmente a Prefeitura conta com fiscais, mas não auditores.

Credito Especial – Na última sessão, os vereadores aprovaram em segunda discussão, a abertura de um crédito especial no valor R$ 26 mil proveniente do superávit financeiro apurado em balando patrimonial de 2017, sendo incluindo ao orçamento da secretaria de Educação.

Nesta segunda-feira, os vereadores devem votar em segunda discussão a abertura de outro crédito especial para a Educação, no valor de R$ 175 mil para a aquisição de um ônibus de transporte escolar.

Mal entendido – Vereadores de Lorena se equivocaram ao postar nas redes sociais que a Câmara havia aprovado a abertura de um concurso público. Segundo a Prefeitura, moradores de Lorena, de cidades vizinhas e até mesmo de Minas Gerais buscaram a sede do Executivo em busca de informações sobre o suposto edital.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?