Lorena observa pacientes após dupla confirmação de Covid-19 nesta quinta-feira

Vítimas da doença são profissionais de saúde; com 54 casos suspeitos, município já havia registrado contágio importado

Santa Casa de Lorena; cidade confirmou primeiro caso autóctone e segundo importado. (Foto: Rafaela Lourenço)

Lucas Barbosa
Lorena

A Prefeitura de Lorena confirmou na noite da última quinta-feira (16) o primeiro caso autóctone (contraído na cidade) e o segundo importado de coronavírus (Covid-19) no município. Outros 54 moradores aguardam os resultados de exames para descobrirem se estão infectados.

A vítima autóctone é um homem de 56 anos, que atua como profissional de saúde. Ele procurou atendimento no último dia 3 na Santa Casa da cidade, relatando dificuldades em respirar. No dia seguinte, ele foi transferido à UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), onde permaneceu com o auxilio do aparelho respirador até o último dia 9.

Quatro dias depois, o profissional de saúde foi encaminhado ao setor de isolamento clínico do hospital, recebendo alta na tarde da última quinta-feira. Desde então, ele permanece em isolamento domiciliar, onde é monitorado por familiares, que regularmente são contatados por agentes da secretaria de Saúde de Lorena.

Já o segundo caso importado da doença é referente a um homem de 38 anos, também é profissional de saúde. Morador de São Paulo, o paciente chegou a Lorena no começo do mês para visitar familiares, mas após apresentar sintomas de Covid-19 foi levado à Santa Casa na última segunda-feira, onde permanece internado, em estado estável, na ala de isolamento clínico.

O primeiro caso importado registrado pelo Município foi uma estudante de engenharia bioquímica da USP-Lorena (Universidade de São Paulo) diagnosticada com a doença no último dia 23 em Guarulhos (SP), seu município natal. A universitária de 20 anos sentiu os primeiros sintomas em 10 de março em Lorena e na sequência recorreu à casa de seus familiares, na cidade que integra a região metropolitana da capital. A jovem recebeu alta da UTI no último dia 3, mas segue em isolamento domiciliar em Guarulhos.

Além de duas mortes, a Prefeitura de Lorena aguarda os resultados dos exames de 54 casos suspeitos, que são investigados pelo Instituto Adolfo Lutz, referência estadual em diagnósticos de coronavírus. Enquanto isso, 11 pacientes seguem internados em hospitais públicos e privados da cidade, sendo que 3 estão na UTI.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?