Lorena lança ação para conter infestação de mosquitos

Agentes aplicam biolarvicidas em rios e córregos; Prefeitura cobra apoio de moradores

Agentes de controle de vetores aplicando larvicida em pontos de Lorena; município intensifica ações (Foto: Divulgação PML)
Agentes de controle de vetores aplicando biolarvicida em pontos de Lorena; município intensifica ações (Foto: Divulgação PML)

Lucas Barbosa
Lorena

Tentando evitar que Lorena enfrente uma infestação de pernilongos durante o período do outono, a Prefeitura iniciou na última semana um trabalho de combate à proliferação dos insetos. Para que o plano de ações surta efeito, a administração municipal cobra que população não descarte entulhos e lixos nos rios que cortam a cidade.

A equipe do departamento de Controle de Vetores percorreu o bairro Vila Brito, na última quarta-feira, onde aplicou porções de biolarvicidas num córrego. O material contém substâncias capazes de eliminarem larvas de mosquitos sem causar danos ao meio ambiente. O mesmo tipo de trabalho foi realizado no último dia 28, em diversos trechos do Jardim Novo Horizonte.

A medida busca conter a proliferação do mosquito da espécie Culex sp, popularmente conhecido como ‘borrachudo’, que se reproduz em criadouros com água parada e rica em matéria orgânica como: córregos, represas, lagos e valetas de esgoto.

Apesar de não transmitirem doenças, os mosquitos desta espécie causam um grande incômodo à população, pois as fêmeas picam os seres humanos para se alimentarem de sangue. Com alta capacidade reprodutiva, eles atingem altos níveis de infestação durante os meses mais quentes do ano.

Além de revelar quais serão os próximos passos do trabalho de combate, o coordenador de controle de vetores, Denílson Alexandre Rezende, explicou a importância da colaboração dos moradores para que a ação alcance o resultado esperado. “Nos próximos 15 dias aplicaremos os biolarvicidas nos demais rios e córregos do município. Precisamos que parte da população se conscientize e pare de jogar entulhos e lixos nestes locais, pois isso acaba atrapalhando a eficácia da nossa ação. Estamos fazendo o possível para garantir uma melhor qualidade de vida aos nossos moradores, mas a ajuda deles é fundamental nesta luta”.

Dengue – Enfrentando uma epidemia de dengue, Lorena contabiliza neste ano 552 casos da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Para conter o aumento de infectados, a Prefeitura realiza regularmente ações de nebulização por todo o município. Os agentes também atuam em vistorias em imóveis, com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância de eliminarem possíveis criadouros do inseto, que se desenvolve em ambientes com água parada.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?