Lorena inicia recuperação da Biblioteca

Inaugurado há mais de um século, prédio tem piso substituído; unidade deve ser reaberta em dezembro

Servidores e funcionária da Biblioteca Municipal de Lorena conversam em espaço fechado para reforma (Foto: Arquivo Atos)
Servidores e funcionária da Biblioteca Municipal de Lorena conversam em espaço fechado para reforma (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Lorena

Com um investimento de quase R$ 70 mil, a Prefeitura de Lorena iniciou na última terça-feira a reforma dos pisos da Biblioteca Municipal Sérvulo Gonçalves. Devido ao serviço de recuperação, o espaço público permanecerá fechado até o início de dezembro.

Inaugurada no fim de 1876, a Biblioteca possui aproximadamente setenta mil livros e um acervo de documentos de personalidades históricas de Lorena, como Conde de Moreira Lima e Arnolfo de Azevedo, que vão desde cartas familiares até declarações de bens.

Buscando melhorar a infraestrutura do prédio, que fica no Centro, a atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Fábio Marcondes (sem partido), realizou em 2017 uma reforma no telhado e uma nova pintura externa. Em setembro de 2019, técnicos da secretaria de Obras e Planejamento Urbano constataram a necessidade da substituição dos pisos cerâmicos, já que muitos estavam se soltando, ocasionando risco de queda aos funcionários e frequentadores do local.

De acordo com o secretário da pasta, Marcos Anjos, as melhorias consistirão na troca de 370 m² de pisos do pavimento térreo e 252 m² do superior. “Devido à ação do tempo e alguns outros fatores, parte do piso estava se desgrudando, atrapalhando o cotidiano dos leitores e servidores municipais. Certamente, esta obra garantirá mais segurança a todos. Nossa expectativa é que o serviço seja concluído em até três semanas. Após este período, a população poderá retornar a este espaço de educação e cultura”.

A recuperação do prédio foi comemorada pelo universitário Luiz Gustavo Ribeiro, 25 anos, que frequentemente recorre aos livros da Biblioteca para elaborar seus trabalhos acadêmicos de Pedagogia. “Além do ótimo ambiente, gosto muito de vir aqui porque consigo ter acesso a livros antigos que não são vendidos pela internet. Fiquei feliz em saber da reforma, porque realmente o piso estava precisando. Comparada às bibliotecas das cidades vizinhas, a de Lorena está cada vez mais estruturada e com um melhor acervo”.

Supervisionada pela Prefeitura, a obra é realizada pela empresa JB Construções e Empreendimentos, vencedora do processo licitatório para manutenções preventivas e corretivas dos prédios públicos de Lorena.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?