Prefeitura de Lorena avança em modernização do sistema de iluminação pública

Administração conclui melhorias em praça da região central; ação tenta garantir mais segurança à população

Praça do Conde em Lorena, que recebeu sistema de iluminação mais moderno; cidade finaliza melhorias na região central (Foto: Divulgação PML)

Da Redação
Lorena

Dando continuidade à execução do plano de modernização do sistema de iluminação pública de Lorena, a Prefeitura concluiu na última semana a implantação de lâmpadas de LED na tradicional praça Conde de Moreira Lima, no Centro. Viabilizada através de um investimento de R$ 2 milhões, a iniciativa municipal deverá ainda promover melhorias em sete bairros até o fim de novembro.

Um dos espaços públicos mais antigos de Lorena, a praça Conde de Moreira Lima desde a última sexta-feira (19) possui um novo sistema de iluminação. Tornando o local mais claro no período noturno, a Prefeitura trocou as lâmpadas de vapor de mercúrio pelas de LED. Também foram substituídos os 45 antigos postes de ferro pelos do modelo conhecido como “poste de jardim”. De acordo com a secretária de Obras e Planejamento Urbano, Rosana Reis, a medida busca inibir a ação de criminosos, garantindo assim mais segurança aos moradores que utilizam a praça para ter acesso à Santa Casa e aos pontos de ônibus. Além da troca dos postes e lâmpadas, o Executivo realizou ainda a pintura das guias e dos bancos do espaço público.

Iniciada no primeiro semestre do ano passado, a execução do plano de modernização do sistema de iluminação pública já promoveu a implantação de lâmpadas de LED em mais de novecentos pontos de luz, distribuídos pelos bairros: Aterrado, Bairro da Cruz, Campinho, Centro, Jardim Novo Horizonte, Lorena Village, Olaria, Olaria do Simão, Parque das Rodovias, Ponte Nova, São Roque, Village das Palmeiras, Vila Brito, Vila Geny, Vila Portugal e Vila Rica.

A secretária de Obras e Planejamento Urbano apontou os principais benefícios trazidos pela ação de melhorias. “Além de ter uma capacidade superior de iluminação, as lâmpadas de LED geram uma economia de 40% nas despesas municipais com energia elétrica. Com as vias e espaços públicos mais bem iluminados, a população tem mais segurança e tranquilidade para viver. Estamos tendo um retorno muito positivo dessa ação, já que reduziram as reclamações de moradores sobre ruas escuras e a necessidade de reparos em postes”.

Rosana revelou ainda que a próxima etapa de execução do plano de modernização, que será desenvolvida entre setembro e o fim de novembro, contemplará trechos dos bairros: Campo dos Ipês,  Doutor Aldo Nassif, Jardim Primavera, Portal das Palmeiras, Vila dos Comerciários I, Vila dos Comerciários 2 e Vila Geny.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?