Lorena aumenta fiscalização contra esgoto irregular

Multa para descarte ilegal é de R$ 1 mil; fiscalização mais rigorosa no município continua desde 2017

Trecho do Rio Taboão, que corta parte da cidade; Prefeitura aumenta rigor contra despejo irregular (Foto: Miguel de Sá)
Trecho do Rio Taboão, que corta parte da cidade; Prefeitura aumenta rigor contra despejo irregular (Foto: Miguel de Sá)

Miguel de Sá
Lorena

A Prefeitura de Lorena intensificou a fiscalização do descarte irregular de esgoto no início de março. Desde 2017, a secretaria do Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária e a Sabesp visitam bairros da cidade para melhorar a situação de locais que não possuem esgoto regularizado.

De 2017 até o início do ano mais de cem residências foram regularizadas. “A fiscalização teve início em 2017, quando Ministério Público nos enviou um documento que apresentava locais que estavam com falta de associação com a rede Sabesp”, contou o diretor de operações da secretaria do Meio Ambiente, Vanderlei Barbosa.

De acordo com o diretor, o esgoto doméstico é um dos materiais mais descartados em rios e córregos do município. A expectativa é que uma nova inspeção entre a Vigilância Sanitária, Sabesp e secretaria do Meio Ambiente será realizada para regularização de todas as instalações solicitadas pelo Ministério Público.

Descarte irregular de esgoto é crime ambiental, com pena de multa de aproximadamente R$ 1 mil. O prazo de pagamento da multa é 15 dias. Para normalizar a situação é necessário solicitar a ligação com a rede Sabesp.

Para solicitar a ligação de esgoto o morador (ou responsável pela casa) deve entrar em contato com a Sabesp pelo telefone 08000550195 na Central de Atendimento e 0800014600195 (para pessoas com deficiência auditiva e de fala), de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. O interessado pode ir ainda à Agência de Atendimento, à rua Paraná, nº 209, no bairro Cidade Industrial, de segunda a sexta-feira das 9h às 15h.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?