Lorena assina verba de R$ 3 milhões para instituições de atendimento social

Reunião de assinatura dos termos de colaboração com a rede socioassistencial de Lorena (Foto: Reprodução PML)

Bruna Castro
Lorena

A Prefeitura de Lorena assinou, na última quarta-feira, os termos de colaboração com entidades que fazem parte da rede socioassistencial da cidade. O prefeito Fábio Marcondes (sem partido) esteve presente no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) e destacou a importância da criação do Núcleo de Apoio ao Terceiro Setor.
As propostas aprovadas pelos editais de Serviço de Proteção Social Básica (nº01/2019) e Proteção Social Especial – Alta e Média Complexidades (nº02/2019) foram divulgadas em outubro deste ano.

O coordenador do Núcleo de Apoio ao Terceiro Setor, Cláudio Luiz Freitas, explicou como o órgão se relaciona com as atuais entidades presentes na cidade. “Nossa equipe, hoje é responsável por fazer o elo administrativo entre as instituições do terceiro setor e o poder público. Aqui preparamos os editais de chamamento público, junto com cada secretaria (assistência social, cultura, educação, saúde, esporte) e conduzimos o processo de seleção de propostas e celebração das parcerias”.

Ele também destacou a importância da assinatura dos termos para as instituições sociais. “Para as instituições são repasses fundamentais para a manutenção de diversos programas de atendimento aos munícipes em situação de vulnerabilidade social”.

Serão investidos R$3.134.905,73, sendo 66% provenientes de recursos do Município, 13% de recursos do Estado de São Paulo e 21% de recursos federais. O valor será destinado às instituições responsáveis por executar no próximo ano ações que visam o atendimento à população de rua, acolhimento de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social e trabalhos direcionados ao apoio às famílias do município.

Para a Assistente Social do Vila Vicentina da Sagrada Família, Maria Cecília Siqueira, a verba auxiliará nos cuidados com os idosos moradores do asilo. “Com o termo de colaboração as instituições conseguem concluir seu Plano de Trabalho proposto para a Prefeitura. Damos melhor qualidade aos assistidos e a expectativa é dar melhor atendimento aos idosos abrigados. Temos muitos parceiros e doadores fiéis a instituição” contou.

Entre as verbas recebidas serão investidos 34% em obras de proteção social, 52% em ações para proteção social de alta complexidade e 14% para média complexidade.

Entre as entidades atendidas, participaram do evento de assinaturas a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Aldeias Infantis SOS Brasil; Cemari (Casa do Puríssimo Coração de Maria); Desafio Jovem Monte Sinai; Instituto Dialogare; Cedesp São Luiz (Liceu Coração de Jesus); OSC (Organização da Sociedade Civil Maria de Nazaré; SOS (Serviço de Obras Sociais); Vila Vicentina de Lorena e Vila Vicentina da Sagrada Família.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?